Emmanuel Macron eleito Presidente da República Francesa

O centrista Emmanuel Macron foi eleito Presidente de França com 66,10% dos votos, contra 33,90% da candidata da direita de “Les Républicains”, Marine Le Pen, segundo as projeções divulgadas hoje.

Os valores foram avançados pelos institutos de estudos de mercados Ifop e Harris Interactive, citados pela agência France-Presse,cerca das 20:00 em França (menos uma hora em Lisboa).

Segundo uma estimativa da empresa de sondagens Ipsos-Sopra Steria para vários órgãos franceses, a abstenção ter-se-á situado nos 25,3%, a maior taxa numa segunda volta em eleições presidenciais desde 1969.

A participação terá sido assim de 75,7%, menos três pontos percentuais que na primeira volta, a 23 de abril, em que 77,77% dos eleitores franceses foram às urnas.

É também a primeira vez desde 1969 que a participação na segunda volta é inferior à da primeira.

Macron, de 39 anos, que será o Presidente mais jovem de França, conquistou os melhores resultados em Paris, com uma percentagem próxima dos 90%, e nos departamentos circundantes de Hauts-de-Seine e Val-de-Marne, ao superar em ambos os casos a barreira dos 80%.

Marine Le Pen (Front National) cobteve melhores resultados em Aisne e Pas-de-Calais, ambos no norte de França, onde obteve percentagens superiores a 52%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.