• Dom. Dez 10th, 2023

França : Elisabeth Borne sucede a Jean Castex como primeira-ministra

Share This !

O chefe do governo demitiu-se esta segunda-feira, depois de Macron ter sugerido uma remodelação no executivo após a sua vitória nas presidenciais. Borne torna-se na primeira mulher a ocupar o cargo em 30 anos.

O presidente francês Emmanuel Macron nomeou Elisabeth Borne, esta segunda-feira, para suceder no cargo de primeira-ministra, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo em cerca de 30 anos.

Borne era apontada pelos média franceses como a favorita do presidente para suceder a Jean Castex, que apresentou a sua demissão esta segunda-feira. O anúncio foi feito pelo Eliseu durante a tarde, depois do Le Monde ter avançado que seria ela a escolhida para liderar o novo governo.

Borne já era de ministra do Trabalho, do Emprego e da Integração, e chegou a ser também ministra do Ambiente em 2019, tendo governado na área dos transportes e da transição ecológica. O seu currículo, assente em políticas verdes e sociais, agrada ao presidente francês, que procurava uma candidata para atacar o eleitorado à esquerda antes das legislativas de 12 e 19 de junho.

Segundo o Le Monde, este é o pico da carreira de Elisabeth Borne, de 61 anos, que entrou na política francesa em 1991 como assessora técnica de Lionel Jospin, então ministro da Educação.

A atual ministra do Trabalho torna-se assim na primeira mulher a liderar o governo francês desde Édith Cresson, a primeira mulher a tornar-se primeira-ministra e que governou durante pouco menos de um ano nos anos 90, entre maio de 1991 e abril de 1992.

Através do Twitter, o candidato da esquerda para as próximas eleições legislativas, Jean-Luc Mélenchon, criticou a nomeação de Borne, apontando para algumas políticas que foram implementadas durante seu mandato como ministra do Trabalho.

“Redução do subsídio para um milhão de desempregados, abolição das tarifas reguladores do gás, adiamento do fim da energia nuclear por dez anos, abertura à concorrência da SNCF [empresa de caminhos de ferro francesa] e da RATP [empresa de transportes de Paris]. Em frente para uma nova era de abusos sociais!”, afirmou o candidato, em torno do qual se uniram os partidos à esquerda.

Do lado completamente oposto da bancada, a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, também teceu duras críticas à nomeação de Borne, acusando Macron de “demonstrar a sua incapacidade para unir e vontade de seguir a sua política de desprezo, desconstrução do Estado, agitação social, extorsão fiscal e frouxidão”.

Jean Castex demitiu-se cerca de um mês antes das eleições legislativas, nas quais o partido de Macron, o La République En Marche!, tentará repetir o bom resultado das presidenciais e impedir o crescimento da extrema-direita, liderada por Marine Le Pen e o Rassemblement National, e da esquerda de Mélenchon.

No Twitter, Emmanuel Macron agradeceu o trabalho de Jean Castex, que liderou o governo francês desde junho de 2020.. “Durante quase dois anos, trabalhou com paixão e compromisso ao serviço da França. Orgulhamo-nos do trabalho realizado e dos resultados alcançados juntos”, escreveu o chefe de Estado.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more

Show Buttons
Hide Buttons