• Qui. Dez 1st, 2022

Fundação Bill Gates doa 1,3 mil milhões a agricultores em África e na Ásia

Bill-Gates
Share This !

A Fundação Bill e Melinda Gates doou 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros ao câmbio atual) para ajudar pequenos agricultores em África e Ásia a adaptarem-se às mudanças climáticas, anunciou a organização.

O montante será distribuído ao longo de quatro anos para promover inovações que permitam aos pequenos agricultores resistir melhor às secas, ondas de calor e inundações extremas amplificadas pelas alterações climáticas.

“É necessário financiamento adicional para garantir que as inovações agrícolas e tecnológicas estejam amplamente disponíveis para as comunidades vulneráveis”, disse em comunicado Bill Gates, o bilionário cofundador da gigante de computadores Microsoft.

O anúncio foi feito por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorre em Sharm el-Sheikh, no Egito, até ao próximo dia 18.

Organizações que representam 350 milhões de pequenos agricultores defenderam, no primeiro dia de trabalhos, que a construção de um “sistema alimentar que possa alimentar o mundo num planeta em aquecimento” seja uma “prioridade” para a COP27.

“Os efeitos das mudanças climáticas já são devastadores e cada vez que o mundo atrasa a ação, mais pessoas sofrem e as soluções tornam-se mais complexas e caras”, disse o presidente-executivo da Fundação Gates, Mark Suzman.

A verba doada pela fundação vai, principalmente, incentivar novas tecnologias, ajudar as mulheres ou promover inovações no manejo do gado.

Uma plataforma desenvolvida com o Quénia ajudará os agricultores a antecipar melhor as ameaças climáticas, com mensagens de texto enviadas para os seus telemóveis que podem ajudá-los a salvar as colheitas.

Especialistas saudaram o anúncio da Fundação Gates, mas insistiram ser necessário um apoio mais amplo.

Elizabeth Robinson, diretora do Center for Climate Change Economics and Policy, saudou o anúncio, que classificou como “importante”, ao dizer que “a escala do problema é tal que os governos, o setor privado e as organizações internacionais devem aumentar os seus compromissos com a segurança alimentar”.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA
Vladimir Putin

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa
Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos
Manif de apoio a snowden em Paris

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon
the washington post

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça
caso snowden

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more