• Ter. Jul 5th, 2022

Governo britânico disposto a pagar até 40 mil milhões de euros pela saída da UE

brexit

O Governo britânico está pronto a pagar 36.000 milhões de libras (40.000 milhões de euros) a Bruxelas pela fatura de abandonar a União Europeia (UE), segundo revela este domingo o diário britânico The Sunday Telegraph.

A UE exigiu a Londres entre 60.000 e 100.000 milhões de euros para fazer frente aos compromissos económicos que tinha assumido antes de iniciar o processo do “Brexit”, em 29 de março último.

Fontes do executivo britânico sublinharam ao The Sunday Telegraph que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tenciona fazer uma proposta de entre 30.000 e 40.000 milhões de euros.

“Sabemos que a atual posição da UE está nos 60.000 milhões de euros, ainda que o seu verdadeiro limite seja 50.000 milhões. O nosso está mais próximo dos 30.000 milhões, mas podemos chegar a um terreno comum nos 40.000 milhões, ainda que a opinião pública e a classe política ainda não estejam convencidas”, sublinha uma fonte citada pelo jornal britânico.

Diversos altos cargos comentaram ao jornal que o Governo só apresentará um número firme em cima da mesa se Bruxelas se comprometer a começar a negociar o futuro acordo comercial entre ambos lados do Canal da Mancha.

O diálogo oficial sobre as condições da saída do Reino Unido começou em junho, mas Bruxelas insiste que a futura relação bilateral só começará a ser abordada depois de estarem clarificadas questões como a dos direitos dos cidadãos e a da fronteira na Irlanda do Norte, além da fatura da saída.

A UE espera concluir as negociações no outono de 2018 para que todas as partes possam assinar e ratificar o acordo antes da data limite de 29 de março de 2019.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Parlamento britânico chumbou novamente o acordo de saida com 391 votos contra
Teresa-May

O parlamento britânico voltou a chumbar o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), com 391 votos contra e 242 votos a favor. A primeira-ministra britânica, Theresa Read more

Brexit: Donald Trump recomenda uma saída sem acordo e sem pagar
brexit

O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a envolver-se no debate do 'Brexit', recomendando ao Reino Unido que abandone a União Europeia (UE) sem acordo, na véspera de uma visita de Read more

Reino Unido sai da União Europeia e David Cameron vai demitir-se
David Cameron

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia no referendo de quinta-feira, indicam os dados conhecidos até agora, quando faltam apurar quatro círculos eleitorais que Read more

Israel exige pedido de desculpas após Lavrov comparar Zelensky a Hitler
Israel-exige-pedido-de-desculpas-apos-Lavrov-

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, exigiu um pedido de desculpas do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, na sequência da comparação feita por este durante uma entrevista ao canal Read more

Show Buttons
Hide Buttons