O Presidente dos EUA voltou a acusar a China de ter criado o vírus Sars CoV2, responsável pela pandemia de Covid-19, a OMS considera que sem provas, estas acusaões são mera”especulação”.
O Presidente Donald Trump, esta segunda-feira (4/05) em entrevista à Fox News, reiterou que o vírus Sars Cov2, responsável pela pandemia de Covid-19 partiu de um laboratório de Wuhan, epicentro da pandemia na China e afirma ter provas, mas não as apresentou.
Trump que optou pela escalada verbal, garante que Pequim vai pagar as « reparações » pelos biliões de dólares que a pandemia custou aos Estados Unidos e ameaça não honrar os bons de tesouro americanos detidos pela China.
A OMS que afirma que o vírus é de origem natural, considera este anúncio como mera “especulação”, até à apresentação de provas cabais.
Os serviços secretos australianos, apesar de sob anonimato, afirmam que os Estados Unidos lhes forneceram 15 páginas de citações extraídas da imprensa norte-americana e internacional, dando conta destas suposições, mas sem qualquer trabalho de investigação por parte dos serviços secretos norte-americanos.
A desconfiança é tal, que nenhum país seguiu as acusações norte-americanas, embora reclamando transparência sobre as origens da pandemia e admitindo que a China não disse toda a verdade.
Um relatório interno chinês, de que nesta segunda-feira (4/05) houve fugas, previne que Pequim deve preparar-se para uma vaga de hostilidades mundiais, semelhante à que ocorreu em 1989 após o massacre de Tiananmen.
A China e os Estados Unidos travam uma batalha verbal sobre a origem do vírus desde que o ministro chinês das Relações Exteriores, Zhao Lijian, acusou em Março o exército americano de ter levado o novo coronavírus para a China e desde então as duas nações trocam acusações de tentativas de desinformação.
Tudo é que em contexto eleitoral o Presidente Donald Trump que prevê 100.000 mortos devido à pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, relança a guerra fria entre as duas pincipais potências mundiais.
Até esta terça-feira (5/05) o número de vítimas mortais da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos é superior a 68.000, nos mais de 250.000 mortos registados em todo o mundo. (RFI & CL)