• Dom. Set 24th, 2023

Itália vai intensificar os controlos fronteiriços em operação antiterrorista

Share This !

Depois dos diversos ataques em França e Áustria, a Itália vai intensificar os controlos na fronteira a sul. As autoridades italianas também decidiram “intensificar os controlos nos postos fronteiriços“.

Itália intensifica os controlos nas suas fronteiras a sul, que são a porta de entrada no continente europeu, para detetar a chegada de indivíduos suscetíveis de cometerem ataques terroristas, foi divulgado.

A medida foi anunciada pela ministra do Interior italiana, Lucia Lamorgese, que presidiu a uma reunião da Comissão Nacional de Ordem e Segurança Pública (órgão que integra representantes das várias forças de segurança do país), na qual foram discutidos os recentes ataques terroristas perpetrados em França (nomeadamente em Nice) e na capital austríaca, Viena.

No caso concreto do ataque em Nice, o jovem tunisino “islamista” que matou três pessoas, numa igreja católica daquela cidade francesa, no final de outubro, entrou em França vindo de Itália.

Na altura, o procurador-geral francês para o combate ao terrorismo islamista precisou que o agressor tinha chegado à ilha italiana de Lampedusa, no mar Mediterrâneo, em meados de setembro, tendo depois viajado em direção à capital francesa, Paris, poucas semanas depois.

A pequena ilha italiana de Lampedusa está situada na rota migratória do Mediterrâneo Central (que sai da Argélia, Tunísia e Líbia em direção à Itália e a Malta).

Perante os recentes acontecimentos, o Governo de Itália, e em conformidade com um parecer do Comité de Análise Estratégica de Contraterrorismo, reviu a atividade de prevenção policial no território italiano e atualizou o controlo de alvos sensíveis a potenciais ataques no país.

As autoridades italianas também decidiram “intensificar os controlos nos postos fronteiriços” entre os migrantes que chegam das costas do norte de África, ação que prevê “o envolvimento do exército”.

Em relação aos controlos dos migrantes que chegam às costas italianas, “impostos por requisitos essenciais de segurança nacional”, a Comissão está a avaliar os aspetos técnicos de um futuro plano operacional que irá coordenar em conjunto com a Tunísia.

O plano operacional em questão visa “aumentar a colaboração para combater as organizações de tráfico de seres humanos e de imigração irregular”.

Não é a primeira vez que um migrante que entrou na Europa, via Itália, executa posteriormente um ataque numa cidade europeia.

O tunisino Anis Amri, autor do ataque num mercado de Natal em Berlim em 2016, no qual 12 pessoas foram mortas, chegou à ilha de Lampedusa em 2011. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more