• Sáb. Out 1st, 2022

Morreu a rainha Isabel II. A monarca perdeu a vida aos 96 anos

rainha-Isabel II

A rainha Isabel II, perdeu a vida aos 96 anos esta quinta-feira, 8 de setembro.

A notícia é confirmada de forma oficial pela casa real.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde”, refere o comunicado.

Horas após o anúncio da morte da rainha Isabel II, que deixou o mundo de luto, foi revelada a capa comemorativa da revista Time, que pretende homenagear o legado da monarca.

No site oficial, a Time destaca o ano de 1929, quando foi lançada a primeira capa que contou com a rainha como protagonista.

Depois desta ocasião, Isabel II voltou a ser capa da revista por mais 10 ocasiões, com a última a ser em 2012, para assinalar o Jubileu de Diamante.

O falecimento acontece após a casa real inglesa ter emitido um comunicado onde deu conta do estado frágil de saúde de sua majestade.

“Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua a sentir-se confortável e em Balmoral”, informaram a 8 de setembro.

Assim que a notícia foi divulgada, os familiares da monarca dirigiram-se imediatamente para Balmoral.
Os filhos – o príncipe Carlos, a princesa Ana, o príncipe André e o príncipe Eduardo – assim como o príncipe William, o príncipe Harry e a companheira, Meghan Markle, foram alguns dos destacados pela imprensa britânica.

Kate Middleton não se deslocou de imediato, tendo optado por ficar em Windsor com os filhos (o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis).

Também esta quinta-feira, após as notícias sobre o estado de saúde da rainha, foi logo cancelado o tradicional ‘changing of the guard’ (render dos guardas), que deveria acontecer fora do Palácio de Buckingham na manhã desta sexta-feira.

No trono desde 1957, Isabel II já vinha a inspirar cuidados há meses. Desde o final do ano passado que sua majestade tinha vindo a cancelar compromissos, alegando “problemas de mobilidade”.

Na celebração do Jubileu de Platina, comemorado oficialmente em junho, a rainha também falhou alguns eventos.

O reinado mais longo do Reino Unido

“Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao vosso serviço”. No dia em que completou 21 anos de vida, a rainha Isabel II jurou aos súbditos uma vida de serviço até à sua morte.

Esse serviço estendeu-se por mais de 70 anos, sendo que Isabel II se tornaria a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido.

Em junho, súbditos e admiradores por todo o mundo celebraram sete décadas de sua majestade no trono com vários eventos que animaram o país durante quatro dias, terminando a 5 de junho.

No encerramento, Isabel II surgiu na varanda do Palácio de Buckingham ao lado do herdeiro, o príncipe Carlos, de Camilla, do príncipe William, Kate Middleton e dos filhos dos duques de Cambridge. Por breves instantes saudou o público com um sorriso, naquela que seria a sua última aparição na emblemática varanda.

Rainha-Isabel-II- na-varanda-do-palacio-de-Buckingham

A rainha Isabel II na varanda do Palácio de Buckingham no último dia do Jubileu de Platina 

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA
Vladimir Putin

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa
Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos
Manif de apoio a snowden em Paris

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Show Buttons
Hide Buttons