• Dom. Dez 10th, 2023

Papa Francisco critica “autoridade opressiva” que cria desconfiança e hostilidade

Share This !

O papa Francisco criticou a forma de exercer autoridade que, longe de servir de exemplo aos cidadãos, “torna-se opressiva” e cria um “clima de desconfiança e hostilidade“, levando também à corrupção.

Jorge Bergoglio fez estes comentários no palácio apostólico do Vaticano, momentos antes da recitação da oração do Angelus dominical.

“A autoridade é uma ajuda, mas se se exercer mal, torna-se opressiva, não permite que a pessoa cresça, e cria um clima de desconfiança e hostilidade que leva também à corrupção“, apontou.

O papa realçou que um dos defeitos mais frequentes daqueles que têm uma autoridade, “seja civil, politica ou eclesiástica, é exigir dos outros coisas, justas“, mas que depois “eles não praticam”.

Ao contrário, prosseguiu, a autoridade deve servir de “bom exemplo para ajudar os outros a praticar o que é justo e devido, apoiando-os nas provas que se encontram no caminho do bem“.

Meetic

E aconselhou os católicos (e/ou cristãos) a que não procurem “títulos de honra, de autoridade ou supremacia”.

“Pessoalmente, magoa-me ver pessoas que psicologicamente correm atrás de honras”, acrescentou.

O papa Francisco também destacou a modéstia como um valor essencial a ter em conta diariamente e criticou aqueles que se consideram “superiores aos outros”.

Advertisement

Criação de Sites

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more

Brasileiro detido em Londres do caso Snowden leva o caso à Justiça

O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou o editor do jornal Read more

Show Buttons
Hide Buttons