• Ter. Dez 1st, 2020

Papa Francisco critica “autoridade opressiva” que cria desconfiança e hostilidade

O papa Francisco criticou a forma de exercer autoridade que, longe de servir de exemplo aos cidadãos, “torna-se opressiva” e cria um “clima de desconfiança e hostilidade“, levando também à corrupção.

Jorge Bergoglio fez estes comentários no palácio apostólico do Vaticano, momentos antes da recitação da oração do Angelus dominical.

“A autoridade é uma ajuda, mas se se exercer mal, torna-se opressiva, não permite que a pessoa cresça, e cria um clima de desconfiança e hostilidade que leva também à corrupção“, apontou.

O papa realçou que um dos defeitos mais frequentes daqueles que têm uma autoridade, “seja civil, politica ou eclesiástica, é exigir dos outros coisas, justas“, mas que depois “eles não praticam”.

Ao contrário, prosseguiu, a autoridade deve servir de “bom exemplo para ajudar os outros a praticar o que é justo e devido, apoiando-os nas provas que se encontram no caminho do bem“.

E aconselhou os católicos (e/ou cristãos) a que não procurem “títulos de honra, de autoridade ou supremacia”.

“Pessoalmente, magoa-me ver pessoas que psicologicamente correm atrás de honras”, acrescentou.

O papa Francisco também destacou a modéstia como um valor essencial a ter em conta diariamente e criticou aqueles que se consideram “superiores aos outros”.

Advertisement

Criação de Sites

Facebook Comments
Papa anuncia “ano especial” para refletir sobre a preservação do meio ambiente

O papa Francisco anunciou a celebração de um "ano especial" para refletir sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, no quinto aniversário da publicação da sua encíclica "Laudato si" Read more

Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre quando nos refugiamos

video - O papa Francisco despediu-se este sábado de Portugal com uma mensagem no Twitter afirmando que Fátima é sobretudo "um manto de luz". "Fátima é sobretudo este manto de Read more

Itália vai intensificar os controlos fronteiriços em operação antiterrorista

Depois dos diversos ataques em França e Áustria, a Itália vai intensificar os controlos na fronteira a sul. As autoridades italianas também decidiram "intensificar os controlos nos postos fronteiriços". Itália Read more

Edward Snowden: Ex-analista dos serviços de infomações dos EUA, pede cidadania russa

Edward Snowden está desde maio de 2013 refugiado na Rússia, por ter divulgado documentos secretos sobre a extensão das atividades da NSA e da vigilância eletrónica exercida por Washington. O Read more

Show Buttons
Hide Buttons