• Sex. Set 29th, 2023

Rússia criou novas ameaças que podem ultrapassar o desastre

Share This !

O presidente ucraniano prestou homenagem aos ‘liquidadores’ de Chernobyl.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lembrou, esta quarta-feira, os cerca de 600 mil ‘liquidadores’ de Chernobyl – pessoas que se dedicaram a minimizar os efeitos do acidente nuclear – e alertou que as “novas ameaças” da Rússia podem provocar uma tragédia pior.

“Há 36 anos, os ‘liquidadores’ das consequências do acidente na central nuclear de Chernobyl protegeram não só a Ucrânia, mas também o mundo inteiro, o futuro de todos nós”, começou por referir o chefe de Estado, numa publicação na plataforma Telegram.

“Hoje em dia, os nossos defensores protegem novamente o nosso futuro. Este ano, a Rússia criou novas ameaças que podem ultrapassar até aquele acidente horrível”, acrescentou.

Na publicação, Zelensky frisou que o país “nunca esquecerá a proeza dos ‘liquidadores’” e “não permitirá que ninguém negligencie o preço que a Ucrânia e o mundo pagaram pela liquidação das consequências do acidente de Chornobyl”.

O reator número 4 da central de Chernobyl explodiu em 26 de abril de 1986, contaminando, segundo certas estimativas, até três quartos da Europa. Após esta catástrofe, as autoridades evacuaram um vasto território de mais de dois mil quilómetros quadrados, que permanece abandonado após a retirada de centenas de milhares de pessoas.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou, em fevereiro de 2022, com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e mais de dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Rússia concede asilo a Snowden e tensão com EUA aumenta

(Atualização 25-03-2020) O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden obteve nesta quinta-feira asilo temporário de um ano na Rússia e deixou o aeroporto de Moscovo, onde Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more