• Sáb. Nov 27th, 2021

Rússia permitiu autorização de residência permanente a Edward Snowden

ByTeam

Out 23, 2020 , , ,
Edward-Snowden-22-10-2020

A Rússia concedeu autorização de residência permanente a Edward Snowden, ex-analista das agências de informação norte-americanas CIA e NSA, informou o seu advogado, Anatoli Kucherena.

Os serviços de imigração russos concederam a Snowden o direito de residência permanente”, disse o advogado, acrescentando que o norte-americano pode beneficiar desse estatuto graças às mudanças na legislação de imigração russa, aprovadas em 2019.

“A demora em responder ao nosso pedido deveu-se às dificuldades enfrentadas pelas instituições estatais por causa das limitações impostas pela pandemia (de Covid-19)”, explicou o advogado, lembrando que o pedido foi feito em abril deste ano.

No entanto, Kucherena acredita que Snowden não considera a possibilidade de se candidatar à cidadania russa, por agora.

Antes de solicitar a residência permanente, Snowden pediu por duas vezes uma autorização de residência temporária.

Meetic

O ex-analista, exilado na Rússia há quase sete anos — após fugir dos Estados Unidos, quando revelou pormenores dos programas de espionagem norte-americanos, em 2013 — tem sido perseguido desde então pela justiça dos Estados Unidos, que o acusa de infringir a lei de espionagem.

Desde que recebeu asilo na Rússia, além de escrever livros, Snowden tem trabalhado como consultor, dando videoconferências globalmente sobre tecnologia da informação e os seus riscos e ameaças.

Trump abriu o caminho para um possível perdão

Essas revelações criaram tensões muito fortes entre os Estados Unidos e seus aliados, e a decisão das autoridades russas de conceder uma autorização de residência a Edward Snowden irritou Washington.

Em agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ‘daria uma olhada’ em um possível perdão do ex-consultor, que é acusado de ‘espionagem’ em seu país e pode pegar até 30 anos de prisão.

Edward Snowden, privado de seu passaporte americano a pedido de Washington, foi parar em Moscou em maio de 2013, depois de chegar de Hong Kong, com a intenção de buscar refúgio na América Latina. Ele acabou ficando preso na Rússia, onde recebeu asilo. (franceinfo & AFP)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Presidente dos Estados Unidos diz que ciberataques russos poderão desencadear “conflito armado”
Joe-Biden

Joe Biden, presidente (EUA), acusou a Rússia de tentar interferir nas eleições intercalares de 2022, disseminando "desinformação", e considerou que os ciberataques poderão, um dia, desencadear "um verdadeiro conflito armado". Read more

Partido CDS vê partilha de dados com Rússia como “ato de terrorismo político”
cds-Francisco-Rodrigues-Santos

O presidente do CDS-PP sustentou que a partilha de dados de três ativistas anti-Putin residentes em Portugal entre a Câmara de Lisboa e as autoridades russas "representa um ato de Read more

Vladimir Putin e Joe Biden combinam cimeira EUA/Rússia para “construir relação estável”
Vladimir-Putin-Joe-Biden-14-04-2021

Convite a pedido do Presidente dos EUA, que disse desejar "construir uma relação estável e previsível com a Rússia, de acordo com os interesses americanos". Os Presidentes dos EUA e Read more

A União Europeia condena detenção de opositor russo e exige libertação
ursula-von-der-leyen

Ursula von der Leyen critica a detenção do opositor russo Alexei Navalny e exige a sua libertação imediata e "a sua segurança" bem como uma investigação ao seu envenenamento. A Read more

Show Buttons
Hide Buttons