• Qui. Jun 8th, 2023

Vladimir Putin diz que UE comete “suicídio económico” ao vetar energia russa

Share This !

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu hoje como “suicídio económico” a política da União Europeia (UE) em matéria energética, referindo-se ao possível embargo ao gás e petróleo russos como sanção pelo ataque militar à Ucrânia.

Analisando a possibilidade do veto europeu ao crude russo, Putin referiu que “com base em razões políticas, para satisfazer as suas próprias ambições e sob as pressões dos Estados Unidos, os países europeus impõem cada vez mais sanções”, algo que leva a um aumento da inflação.

“Temos a impressão de que colegas ocidentais, políticos e economistas, simplesmente esqueceram as leis económicas básicas elementares ou que preferem ignorá-las conscientemente em seu detrimento”, disse.

“Em vez de reconhecerem os seus erros, procuram outros culpados”, acrescentou o Presidente russo, afirmando que ao vetar as fontes de energia russas a Europa se “transformará na região com os preços mais elevados em todo o mundo, a longo prazo”.

Putin advertiu que, “de acordo com alguns especialistas, isso poderia comprometer seriamente e irreversivelmente a competitividade de grande parte da indústria europeia”.

“Os europeus reconhecem abertamente que ainda não conseguem dispensar completamente as fontes de energia russas”, referiu ainda Putin, lembrando que em alguns desses países a maior parte do petróleo consumido é russo, pelo que “não conseguirão fazer isto, ficar sem o petróleo russo, durante muito tempo”.

Alguns países europeus, declarou, colocaram-se nesta posição “sem ter em conta os danos que eles próprios já causaram e causam às suas economias”.

Sobre a economia da Rússia, Putin disse ao governo e aos líderes das principais empresas petrolíferas e gasistas do país que considerem medidas adicionais para proteger os interesses nacionais.

“Tendo em conta as medidas que o Ocidente tomará em breve, temos de tirar conclusões antecipadas e agir com antecedência, inverter os passos impensáveis e caóticos de alguns dos nossos parceiros a nosso favor, a favor do nosso país”, sublinhou.

No entanto, advertiu que o Ocidente não pode cometer erros para sempre e apelou a uma atitude pragmática em relação à situação atual.

A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia que dura desde 24 de fevereiro, condenada pela maior parte da comunidade internacional que respondeu com ajuda militar e económica á Ucrânia e duras sanções, sobretudo económicas, à Rússia. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Rússia concede asilo a Snowden e tensão com EUA aumenta

(Atualização 25-03-2020) O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden obteve nesta quinta-feira asilo temporário de um ano na Rússia e deixou o aeroporto de Moscovo, onde Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more