• Qui. Jun 8th, 2023

Vladimir Putin e Joe Biden combinam cimeira EUA/Rússia para “construir relação estável”

Share This !

Convite a pedido do Presidente dos EUA, que disse desejar “construir uma relação estável e previsível com a Rússia, de acordo com os interesses americanos”.

Os Presidentes dos EUA e da Rússia aceitaram esta terça-feira realizar uma cimeira, num país terceiro e nos próximos meses, “para construir uma relação estável e previsível”.

O convite partiu de Joe Biden, durante uma conversa telefónica, em que o Presidente norte-americano disse desejar “construir uma relação estável e previsível com a Rússia, de acordo com os interesses americanos“, pode ler-se num comunicado da Casa Branca. O Kremlin também já emitiu um comunicado em que refere que as duas partes “expressaram a disposição para continuar o diálogo nas áreas mais importantes para garantir a segurança global”.

O Presidente dos Estados Unidos expressou ainda a sua “preocupação com o repentino aumento de tropas russas na Crimeia ocupada e na fronteira com a Ucrânia”, apelando à Rússia para “diminuir as tensões”, disse a Casa Branca.

“O Presidente Biden sublinhou o apoio inabalável dos Estados Unidos à soberania e integridade territorial da Ucrânia“, pode ler-se no comunicado divulgado no dia em que o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, se encontra em Bruxelas para discutir este tema com seu homólogo ucraniano e com os aliados europeus da NATO.

Meetic

O Presidente norte-americano também “deixou claro que os Estados Unidos agirão de forma decisiva na defesa dos seus interesses nacionais em resposta às ações russas, como ataques cibernéticos ou interferência eleitoral”.

Segundo o Kremlin, durante a conversa, “Vladimir Putin descreveu as abordagens para um acordo político baseado nos acordos de paz de Minsk“, assinados em 2015, para pôr fim ao conflito na região.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Putin diz que não entregará Snowden aos EUA

(Atualização 25-03-2020) EUA dizem a Putin que há base legal para expulsar Snowden e Putin diz que não entregará Snowden aos EUA porque o jovem de 30 anos não cometeu Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Dilma Rousseff critica incidente com avião de Morales na Europa

A presidente Dilma Rousseff declarou, que está "indignada" com o incidente envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, que na véspera teve seu avião impedido de cruzar o espaço aéreo de Read more

Snowden continua em Moscovo apesar de ofertas de países latinos

(Foto: Manif de apoio a Snowden em Paris) - Casa Branca adverte que Snowden não deverá viajar a outro país além dos EUA A Casa Branca advertiu que Edward Snowden Read more

Rússia concede asilo a Snowden e tensão com EUA aumenta

(Atualização 25-03-2020) O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden obteve nesta quinta-feira asilo temporário de um ano na Rússia e deixou o aeroporto de Moscovo, onde Read more

Washington Post foi vendido ao fundador da Amazon

Fundador da Amazon compra jornal The Washington Post por U$250 milhões O conglomerado The Washington Post anunciou nesta segunda-feira que vendeu suas atividades de edição, incluindo o jornal de mesmo Read more