• Seg. Out 26th, 2020

Bruxelas dá quatro meses a Portugal para alterar legislação sobre Elisão Fiscal

A Comissão Europeia deu um prazo de quatro meses a Portugal para transpor corretamente a lei comunitária contra a Elisão Fiscal, por considerar que a legislação nacional adotada é inadequada a nível da regra da limitação dos juros.

Elisão e Evasão fiscal são formas de se evitar o pagamento de tributos. Exemplo: Em escala global, Oxfam estima em relatório de 2018 que a classe alta omitiu 7,6 trilhões (em dólares dos Estados Unidos) do fisco, (wikipedia.org).

No quadro do pacote de processos de infração instaurados aos Estados-membros por infrações ao direito europeu, o executivo comunitário anunciou hoje que solicitou a Portugal e ao Luxemburgo que alterem as respetivas leis de transposição da diretiva (lei comunitária) anti-elisão fiscal, adotada em 2016.

“Ambos os Estados-membros utilizam a possibilidade de isentar instituições financeiras das regras de limitação dos juros previstas na diretiva anti-elisão fiscal.

No entanto, os respetivos diplomas legais nacionais vão além das isenções permitidas e preveem dedutibilidade ilimitada de juros para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), incluindo as entidades de titularização, que não se qualificam como ‘empresas financeiras’ ao abrigo da diretiva”, aponta a Comissão Europeia.

Bruxelas adverte que se os dois países não atuarem em conformidade nos próximos quatro meses passará ao segundo e último passo do processo de infração antes de um eventual recurso ao Tribunal de Justiça da União Europeia.
(Ag.Lusa)

Facebook Comments
Novo Banco : Maioria dos partidos admite inquérito parlamentar

A maioria dos parlamentares admite a criação de uma comissão de inquérito aos negócios do Novo Banco mas aguarda conhecer os resultados da auditoria, enquanto o partido "Chega" já deu Read more

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% e coberto com a ajuda do Estado

O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões e foi compensada com Read more

Iniciativa Liberal pede audição do presidente do Novo Banco no Parlamento

O partido Iniciativa Liberal (IL) pediu que o presidente do Novo Banco vá ao parlamento, em setembro, para esclarecer as suspeitas sobre se os eventuais prejuízos para os contribuintes da Read more

BES: Ministério Público arquiva queixas contra os “Gestores de bancos”

Portugal do avesso: O Ministério Público (MP) arquivou as queixas contra os gestores de conta do antigo Banco Espírito Santo (BES), que venderam papel comercial de sociedades insolventes do grupo, Read more

Show Buttons
Hide Buttons