• Ter. Jan 19th, 2021

Bruxelas dá quatro meses a Portugal para alterar legislação sobre Elisão Fiscal

Elisao-fiscal-Evasao-fiscal

A Comissão Europeia deu um prazo de quatro meses a Portugal para transpor corretamente a lei comunitária contra a Elisão Fiscal, por considerar que a legislação nacional adotada é inadequada a nível da regra da limitação dos juros.

Elisão e Evasão fiscal são formas de se evitar o pagamento de tributos. Exemplo: Em escala global, Oxfam estima em relatório de 2018 que a classe alta omitiu 7,6 trilhões (em dólares dos Estados Unidos) do fisco, (wikipedia.org).

No quadro do pacote de processos de infração instaurados aos Estados-membros por infrações ao direito europeu, o executivo comunitário anunciou hoje que solicitou a Portugal e ao Luxemburgo que alterem as respetivas leis de transposição da diretiva (lei comunitária) anti-elisão fiscal, adotada em 2016.

“Ambos os Estados-membros utilizam a possibilidade de isentar instituições financeiras das regras de limitação dos juros previstas na diretiva anti-elisão fiscal.

No entanto, os respetivos diplomas legais nacionais vão além das isenções permitidas e preveem dedutibilidade ilimitada de juros para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), incluindo as entidades de titularização, que não se qualificam como ‘empresas financeiras’ ao abrigo da diretiva”, aponta a Comissão Europeia.

Meetic

Bruxelas adverte que se os dois países não atuarem em conformidade nos próximos quatro meses passará ao segundo e último passo do processo de infração antes de um eventual recurso ao Tribunal de Justiça da União Europeia.
(Ag.Lusa)

Facebook Comments
O Novo Banco começou ano a pedir 1.037 milhões e acabou com zero euros
novo-banco-21-12-2020

Economia Portugal: O Novo Banco começou o ano a pedir 1.037 milhões de euros do Fundo de Resolução, mas acabou a contar receber zero euros em 2021, depois de um Read more

Novo Banco : Maioria dos partidos admite inquérito parlamentar
Novo-Banco-perder-dinheiro

A maioria dos parlamentares admite a criação de uma comissão de inquérito aos negócios do Novo Banco mas aguarda conhecer os resultados da auditoria, enquanto o partido "Chega" já deu Read more

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% e coberto com a ajuda do Estado
bes-novo-banco

O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões e foi compensada com Read more

Iniciativa Liberal pede audição do presidente do Novo Banco no Parlamento
Joao-Cotrim-Figueiredo-IL

O partido Iniciativa Liberal (IL) pediu que o presidente do Novo Banco vá ao parlamento, em setembro, para esclarecer as suspeitas sobre se os eventuais prejuízos para os contribuintes da Read more

Show Buttons
Hide Buttons