• Seg. Jun 21st, 2021

Combate à corrupção será a prioridade da nova procuradora-geral da República

lucilia-gago

A nova procuradora-geral da República, Lucília Gago, elegeu esta sexta-feira o combate à criminalidade económico-financeira como uma prioridade para o seu mandato e garantiu que o Ministério Público irá “zelosamente acompanhar” a fase de instrução da Operação Marquês.

“Elejo como uma das grandes prioridades do meu mandato, o combate à criminalidade económico-financeira, com particular enfoque para a corrupção, que se tornou um dos maiores flagelos suscetíveis de abalar os alicerces do Estado e corroer a confiança dos cidadãos no regime democrático”, disse Lucília Gago no discurso de tomada de posse, no Palácio de Belém.

A procuradora-geral da República aproveitou o seu primeiro discurso para falar da Operação Marquês, no qual o ex-primeiro-ministro José Sócrates está acusado de vários crimes económico-financeiros, para deixar claro que o Ministério Público vai “acompanhar zelosamente a tramitação” do processo na fase de instrução, dirigida por um juiz.

Entre 2002 e 2005 foi procuradora coordenadora no Tribunal de Família e Menores de Lisboa, por onde passara antes Joana Marques Vidal. Em 2005 é promovida ao topo da carreira, passando a representar o Ministério Público na Relação de Lisboa até 2012, por delegação da procuradora-geral distrital.

É aí que se cruza com a actual ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que assume a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa em 2007 e a mantém como coordenadora da área de família e menores.

Nesse período representa a PGR na Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens, então presidida por Armando Leandro. O juiz caracteriza-a como “uma pessoa muito competente e muito generosa” e destaca-lhe o “elevado sentido de dever público” e a “grande lealdade com quem trabalha”. É o caso do procurador Sérgio Pena, com currículo no combate à corrupção, a partir de hoje seu chefe de gabinete no Palácio Palmela…

Facebook Comments
PSD acusa Governo de desrespeitar papel do Presidente da República
Pedro Passos Coelho

O líder parlamentar do PSD acusou o Governo de "desrespeitar o papel constitucional do Presidente da República" com as declarações da ministra da Justiça sobre a procuradora-geral da República (PGR), Read more

Julgamento de Ricardo Salgado será presidido por juiz Francisco Henriques
Ricardo_Salgado

Operação Marquês: o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, pronunciado na instrução da Operação Marquês por três crimes de abuso de confiança, vai ser julgado por um coletivo de juízes encabeçado Read more

Operação Marquês: “É um sistema doente e Não podemos continuar assim”
carlos_moedas

Foi dado "como comprovado" que José Sócrates "é corrupto", no âmbito do processo da Operação Marquês, disse Carlos Moedas. Carlos Moedas deixou, severas críticas à decisão instrutória do processo da Read more

Petição Pública: Afastamento do Juiz Ivo Rosa de Toda a Magistratura
ivo-rosa

Processo Operação Marquês, foi um insulto ao país. O Juiz Ivo Rosa, que deveria fazer de Juiz de Instrução, fala como se fosse o Advogado de Defesa de José Sócrates. Read more

Show Buttons
Hide Buttons