• Seg. Fev 26th, 2024

Covid-19 : Bancos pedem que clientes evitem agências e usem canais à distância

ByTeam

Mar 11, 2020 , ,
Share This !

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) pediu aos clientes bancários que evitem ir às agências e usem canais digitais e telefónicos para contactar o banco e executarem operações.

“Nesta fase, os clientes bancários deverão privilegiar o uso dos canais digitais e telefónicos, evitando, quando tal for possível, o recurso às agências. Esta recomendação aplica-se em especial aos clientes mais vulneráveis como idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistemas imunitários enfraquecidos”, lê-se no comunicado hoje divulgado pela associação que representa os principais bancos que operam em Portugal.

A APB sugere que operações como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis sejam feitas através do ‘site’ dos bancos, das ‘apps’ (aplicações), das caixas da rede multibanco ou das caixas automáticas que há nas agências.

A associação diz ainda que deverão ser privilegiados os pagamentos com cartão (de preferência cartões ‘contactless’) ou através de meios digitais.

Sobre o plano de contingência dos bancos, refere a APB que o setor está a seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde tendo em “vista a assegurar a continuidade da atividade bancária com toda a normalidade”.

Meetic

Assim, refere, há um reforço da higienização das instalações dos bancos, dispersão de trabalhadores afetos ao mesmo serviços, para garantir o seu funcionamento, realização de reuniões sobretudo à distância (caso de videoconferência) e limitação de eventos e viagens.

Os bancos têm ainda planos de contingência para trabalhadores passarem a exercer as funções à distância, como ‘teletrabalho’.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19 subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje, há 471 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contatos em vigilância pelas autoridades de saúde. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Passos Coelho critica a troika

Pedro Passos Coelho insurgiu-se contra a manifestação pública de divergências entre as instituições da troika (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu). Falando à margem de uma visita à Feira Read more

Falta de condições para pagar subsídios

O primeiro-ministro disse hoje que os subsídios de férias as trabalhadores da Função Pública não vão ser pagos este mês porque "não há ainda condições para que [esse pagamento] pudesse Read more

Fim do euro seria um erro dramático sublinhou Cavaco Silva

O Presidente da República, Cavaco Silva, defende numa entrevista ao programa da SIC Notícias "Europa XXI", emitido hoje, confiar "muito na sobrevivência do euro" e considerou que seria "um erro Read more

Durão Barroso não fez nada na Comissão Europeia diz Ministra francesa

A Ministra do Comércio Externo francês, Nicole Bricq, considera que José Manuel Durão Barroso "não fez nada durante o mandato", na polémica das últimas semanas entre Paris e o presidente Read more

Paulo Portas apresenta demissão do Governo

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou hoje o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. A decisão "é irrevogável", adianta o ministro de Read more

Governo de coalizão anuncia acordo para sair da crise

O primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho conseguiu, nesta sexta-feira, um acordo com seu sócio de coalizão e ministro das Relações exteriores demissionário, Paulo Portas, cujos detalhes serão revelados mais tarde, Read more

Show Buttons
Hide Buttons