• Sáb. Dez 4th, 2021

Décadas de Socialismo desperdiçaram muito potencial, diz Nuno Barata

nuno-barata-IL

O deputado da IL no parlamento dos Açores, Nuno Barata, considerou que “décadas de socialismo desperdiçaram muito potencial dos Açores e dos açorianos“, num modelo que, acredita, “está a colapsar”.

“Décadas de socialismo colocaram os Açores e os açorianos numa espiral de dependência estatal que parece inescapável. É o próprio socialismo que destrói as condições de criação de oportunidades”.

“O socialismo cria o mercado para a sua própria droga. O uso continuado de socialismo enfraqueceu a economia, a sociedade civil e até as instituições políticas”, declarou Barata, falando no hemiciclo regional no terceiro e último dia de debate do Programa de Governo dos Açores.

O liberal lembrou alguns dos desígnios do partido na última campanha eleitoral, valorizando que tais “eixos programáticos estão plasmados” no texto do executivo formado por PSD, CDS e PPM.

Uma “sociedade civil saudável e uma economia livre, onde a cor política não é vantagem ou obstáculo”, são medidas destacadas pela Iniciativa Liberal, que também destaca o “choque fiscal” que se fará sentir nos Açores.

Meetic

“Viemos para libertar os Açores e os açorianos da asfixia de 24 anos de poder monopartidário e de políticas repetitivas e estatistas que têm trazido os Açores aos piores lugares nos ‘rankings’ europeus da pobreza, do desemprego, do rendimento médio das famílias, da educação e até da assistência na doença”, declarou ainda Nuno Barata.

O PS perdeu em outubro, nas legislativas regionais, a maioria absoluta que detinha nos Açores há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL), somando assim o número suficiente de deputados para atingir uma maioria absoluta (29).

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Orçamento do Estado 2022: CDS, Chega e IL criticam falta de ambição do Governo PS
orcamento-estado-portugal-2022

Os partidos CDS-PP, Chega e IL apontaram a falta de ambição na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) quanto ao crescimento económico, insistindo na comparação com Read more

Iniciativa Liberal quer portal de transparência e monitorização de “fundos europeus”
Iniciativa-Liberal-05-10-2020

O partido Iniciativa Liberal (IL) submeteu ao parlamento um projeto de resolução a recomendar ao Governo que crie um portal online de transparência e monitorização do processo de execução dos Read more

Comissão Europeia considera ajudas à SATA ilegais e obriga a devolver, diz governo açoriano
SATA-09-12-2020

Bruxelas considerou que os aumentos de capital realizados na SATA foram ilegais, tendo a empresa de devolver à região 73 milhões de euros, o secretário das Finanças do Governo dos Read more

“Antonio Costa, PS e BE estão de cabeça perdida e a mentir aos portugueses”
rui_rio_partido_psd

Rui Rio reagiu, na segunda-feira, à coligação entre o PSD e o Chega nos Açores. O líder do PSD apontou o dedo, esta segunda-feira, ao primeiro-ministro, ao Partido Socialista e Read more

Show Buttons
Hide Buttons