• Ter. Jul 5th, 2022

Iniciativa Liberal acusa PS de incompetência, negação da realidade e imobilismo

Iniciativa-Liberal

O líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) acusou o PS de incompetência, negação da realidade, imobilismo e estatismo, considerando que o Programa do Governo nega os impactos da pandemia e a existência de uma guerra na Europa.

No encerramento do debate do Programa do Governo, o líder da bancada parlamentar liberal, Rodrigo Saraiva, considerou que dois dias de discussão no parlamento do documento “mostram mais do mesmo”, ou seja, que o PS “não faz ideia de como pôr Portugal a crescer”.

Na análise da IL, “esta incapacidade não é meramente conjuntural”, sendo este programa “estruturalmente parecido” com o que foi apresentado em 2019, considerando que “foi só cortar e colar” e “vira o disco e toca o mesmo”.

Segundo Rodrigo Saraiva, o Programa do Governo “nega os impactos da pandemia e das decisões erradas que o anterior governo tomou” e também “a existência de uma guerra na Europa, com impactos que se já se fazem sentir e farão sentir ainda mais no dia a dia dos portugueses”.

“O Partido Socialista junta à sua incompetência, à negação da realidade, ao imobilismo e ao estatismo, a incapacidade de simplificar”, sintetizou, num discurso com muitas críticas ao partido liderado por António Costa.

O dirigente liberal aproveitou o momento para usar declarações de António Costa na quinta-feira, durante o debate.

“Ainda bem que trouxe ontem o exemplo da Holanda, dos Países Baixos, como sua inspiração em matéria de habitação. Mas o sucesso ali registado não acontece por acaso. Esse é um país que aposta sem complexos em políticas liberais. Também na Educação, na Saúde e na Fiscalidade, tanto para pessoas como para empresas”, respondeu.

Rodrigo Saraiva também não deixou de responder a outra declaração do primeiro-ministro na véspera, quando António Costa disse que a comunicação da IL “é excelente”, sendo o problema “o produto da IL”, usando o exemplo da Coca-Cola.

“Como ontem falou de Coca-Cola, e passe a publicidade, permita-me que cite um grande português que disse sobre essa bebida: primeiro estranha-se, depois entranha-se”, afirmou, referindo-se a Fernando Pessoa.

Na perspetiva do deputado da IL, “perante este programa do PS não se pode mesmo esperar algo de novo”, considerando, no entanto, que “existem caminhos alternativos”.

Rodrigo Saraiva elencou depois um conjunto de propostas dos liberais na educação, saúde, segurança social, sistema eleitoral e justiça, defendendo ainda uma simplificação do sistema fiscal e uma efetiva baixa de impostos para as empresas. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
PS vence eleições legislativas com 41,6% nos votos e com maioria absoluta
elections-legislatives-portugaises

Segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS venceu as eleições legislativas de domingo com 41,6% e 117 deputados, segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral Read more

Eduardo Cabrita demitiu-se, eis os casos polémicos deste ministro socialista
Eduardo-Cabrita-04-12-2021

Eduardo Cabrita demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, seis meses depois do acidente mortal provocado pelo carro em que seguia, terminando um mandato marcado por várias polémicas que Read more

Viatura oficial do ministro Eduardo Cabrita (PS) atropelou mortalmente um Trabalhador
nuno-santos-e-eduardo-cabrita

No dia 18 de Junho, a viatura oficial em que circulava o Ministro Eduardo Cabrita (PS) atropelou mortalmente um trabalhador que se encontrava em trabalhos de manutenção na autoestrada A6. Read more

Parlamento Europeu dirigiu uma carta a Fernando Medina a exigir respostas por escrito
Fernando-Medina

Parlamento Europeu, numa carta dirigida a Fernando Medina (PS) na qual refere que o autarca violou o direito da União Europeia (UE), ao enviar dados pessoais de manifestantes anti-Putin para Read more

Show Buttons
Hide Buttons