• Seg. Jan 24th, 2022

Ministro dos Negócios Estrangeiros admite que “governabilidade do país está em causa”

Augusto-Santos-Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu que a governabilidade do país “está em causa”, depois de o parlamento ter aprovado a contabilização total do tempo de serviço dos professores.

“Está em causa a governabilidade do país, é verdade. Se pusermos em causa as bases da política financeira do país, é evidente que estamos a pôr em causa a governabilidade”, afirmou Santos Silva à margem da apresentação do programa de atividades do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), no Instituto Camões, em Lisboa.

O governante disse não conseguir “compreender como partidos que fizeram acordo com o PS para que haja esta solução de Governo, que têm aprovado propostas no âmbito desse acordo, tiveram o PS a ceder em posições importantes para acolher as suas propostas, possam hoje pôr em causa a sustentabilidade desta solução, numa coligação negativa com as forças da direita”.

“Também não consigo perceber como partidos da direita, que estão sempre a agitar o fantasma da suposta bancarrota, possam alegremente… aprovar uma medida que significa 800 milhões de euros anuais em despesa permanente”, acrescentou.



O primeiro-ministro convocou para hoje de manhã, com caráter de urgência, uma reunião extraordinária de coordenação política do Governo, depois de o parlamento ter aprovado a contabilização total do tempo de serviço dos professores.

O parlamento aprovou quinta-feira uma alteração ao decreto do Governo, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos docentes.

Meetic

Em declarações ao Público, o presidente do PS, Carlos César, considerou que, perante esta aprovação, a situação da governação é “insustentável” e a medida “inconstitucional”, abrindo a porta a uma eventual decisão do Governo se demitir. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Presidente da República visita concelhos afetados: “Por aqui estarei nos próximos dias”
marcelo-r-s

Marcelo Rebelo de Sousa, está de visita aos concelhos afetados pelos incêndios de domingo, tendo afirmado, em Vouzela, distrito de Viseu, que vai prosseguir nestas deslocações nos próximos dias. Em Read more

As vacinas e as eleições deixarão Portugal “ingovernável”
Jose-Miguel-Judice

José Miguel Júdice disse que o país está a ficar "ingovernável", na atual conjuntura. No espaço de comentário da SIC Notícias, 'As Causas', José Miguel Júdice falou sobre a administração Read more

“António Costa não aprendeu nada com erros que cometeu”, diz Ferreira Leite
Manuela-Ferreira-Leite

Manuela Ferreira Leite comentou na TVI24, a atualidade política nacional, começando por dar a sua opinião sobre a entrevista que o primeiro-ministro deu na passada segunda-feira. A ex-líder do PSD Read more

IL pede “novo rumo para Portugal”, e o Chega apela a uma “alternativa de direita”
IL-Chega

O partido Iniciativa Liberal afirmou que Portugal precisa de "um novo rumo", estando disponível para "contribuir com as suas ideias", e o partido Chega apelou a que a direita apresente Read more

Show Buttons
Hide Buttons