• Qui. Jan 21st, 2021

Novo Banco : Perdas poderão ser suportadas pelos contribuintes

Novo Banco

Futuras perdas do Novo Banco poderão ser suportadas pelos contribuintes portugueses. Quem o diz são duas técnicas de Bruxelas que alertam para a possibilidade após avaliarem medida de resolução.

Num relatório publicado pela Comissão Europeia, duas técnicas admitem que eventuais perdas futuras do Novo Banco poderão ser suportadas pelos contribuintes portugueses, como resultado da medida de resolução que determinou o fim do BES e a criação do Novo Banco, que foi capitalizado através do Fundo de Resolução (FR) português.

O “discussion paper”, publicado em Setembro na página da Direcção Geral de Assuntos Económicos e Financeiros (DG Ecfin), diz que “o Fundo foi criado recentemente (2012) e não tinha fundos suficientes para suportar os custos da operação, pelo que a maior parte do capital foi financiado com um empréstimo do Estado, através do Fundo de Resolução.

Este caso poderá, assim ser classificado como um ‘bail in’, mas como parte do capital foi obtido através de um empréstimo estatal, existe a possibilidade de, no futuro, algumas perdas serem suportadas pelos contribuintes”.

Segundo o jornal Económico, o documento é um dos vários “discussion papers” que a Comissão Europeia produz todos os anos para “informar a discussão sobre políticas económicas e estimular o debate” e não representa a posição oficial da Comissão Europeia, mas sim as ideias das autoras.

Meetic

Neste caso, o alerta que partiu de Ester Faia, conselheira da Comissão Europeia, e Beatrice Weder di Mauro, que já foi economista do FMI, contraria as garantias da ministra das Finanças, que tem referido que um eventual encargo resultante da venda do Novo Banco será suportado por bancos e instituições financeiras e não pelos contribuintes.

Adiamento da venda do Novo Banco pode prejudicar sector bancário português

Segundo a análise da agência de notação financeira Fitch Ratings, o adiamento da venda do Novo Banco até ao próximo ano pode afectar negativamente a confiança dos investidores nos bancos portugueses. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% e coberto com a ajuda do Estado
bes-novo-banco

O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões e foi compensada com Read more

Novo Banco teve prejuízos recorde de 1.395 ME em 2017
Novo Banco

O Novo Banco teve prejuízos de 1.395,4 milhões de euros em 2017, acima dos 788,3 milhões de euros, devido à constituição de "elevados montantes" de provisões, segundo comunicou a instituição Read more

Caso do “procurador” : PSD exige à ministra “consequências políticas”
Mónica-Quintela

O partido PSD levou novamente ao parlamento o caso da nomeação do procurador europeu, defendeu que a ministra da Justiça deve retirar "consequências políticas" e acusou Francisca Van Dunem e Read more

Presidenciais 2021: Ana Gomes sobe tom crítico sobre “amizade” de Marcelo com Salgado
AnaGomes-e-Marcelo

Ana Gomes, candidata presidencial, subiu o tom crítico e explicou melhor a referência à amizade de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, com Marcelo Rebelo de Sousa, acusando o chefe de Read more

Show Buttons
Hide Buttons