A sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, revela que o CHEGA passou para terceira força partidária em Portugal.
O partido CHEGA (Direita Conservador), progressivamente tem vindo a conquistar, as intenções de voto dos portugueses e agora ultrapassou o Bloco de Esquerda (BE), tornando-se assim na terceira maior força política do Parlamento, de acordo com a mais recente sondagem da Intercampus para o ‘Correio da Manhã’ (CM) e ‘Negócios’.
Se as legislativas acontecessem neste momento, o partido de André Ventura contaria com 7,7% das intenções de voto, contra os 7,3% do Bloco de Catarina Martins. Uma quebra que reflete a decisão de chumbar o Orçamento de Estado para 2021, bem como as discussões entre o BE e o PSD.
A mesma sondagem revela ainda que o Partido Socialista (PS) vê a sua confiança no público ser reforçada com um aumento nas intenções de voto para os 38%, segue-se o Partido Social Democrata (PSD), que registou uma tendência inversa, descendo para os 23,6%.
No lado oposto da tabela está o Partido Comunista Português (PCP), que não conseguiu ir além dos 5,4%, apesar disso foi uma melhora face à última pesquisa.
O barómetro focou-se ainda na avaliação que os portugueses fazem dos líderes dos partidos: O socialista, António Costa, regista uma pontuação de 3,3 valores, num total de cinco; segue-se Rui Rio com 2,9 valores, uma pontuação que não se altera face à última sondagem; André Ventura regista uma subida para 2,2 valores.
(Fontes: Executivedigest.sapo.pt & Zap.aeiou.pt)