• Qui. Jul 7th, 2022

O PCP propõe valor do Banif ou revisão do défice para “investir na floresta”

Jeronimo Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, desafiou hoje o primeiro-ministro a investir o equivalente à resolução do Banif ou a rever as metas do défice para 2018 para defender e gerir a floresta, combater fogos e evitar a desertificação.

No debate parlamentar quinzenal, António Costa sublinhou as medidas já adotadas na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) – 20 milhões de euros para equipas de sapadores florestais e 131 milhões de euros para prevenção de incêndios – e garantiu que não serão as contas públicas a impedir a proteção do território.

“Não será, seguramente, o nosso empenho na consolidação orçamental que frustrará aquilo que é absolutamente prioritário, que é reforçar a prevenção estrutural, conjuntural e operacional na nossa floresta”, afirmou o primeiro-ministro, citando o ministro das Finanças, numa recente reunião.

Jerónimo de Sousa tinha repetido uma pergunta efetuada em junho ao chefe do executivo sobre se estaria disposto a gastar na floresta e na agricultura familiar tanto como o Estado gastou no Banif [cerca de 500 milhões de euros no processo de resolução daquele banco entre 2015 e 2016].

“Está na disposição de, ainda na fase de debate do OE2018, assumir essa clareza e compromissos, mesmo reconsiderando as metas do défice definidas (1% do PIB em 2018) e desfasadas da realidade do país?

Do nosso ponto de vista, as pessoas têm de estar primeiro que o défice. Se assim for, estaremos a prestar a melhor homenagem aos que perderam a vida, bens, habitação, empresa ou produção”, acrescentou o líder do PCP.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Asociação de Refugiados Ucranianos diz não perceber como PCP continua a existir em Portugal
associacao-Refugiados-Ucranianos

O presidente da associação Refugiados Ucranianos (UAPT) afirmou este sábado à Lusa não perceber como é que Portugal continua a ter um partido como o PCP, nem por que as Read more

“Agora, o partido PCP dita as leis neste país”
Manuela-Ferreira-Leite

OE2021: A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 foi o tema abordado Manuela Ferreira Leite, no seu habitual espaço de comentário no canal da TVI. Manuela Ferreira Leite considerou Read more

A “Geringonça” : retrato de um gigantesco embuste
Geringonca-portugal

Depois de ter sido derrotado nas eleições de 4 de Outubro de 2015, António Costa, sem ter tido a honestidade elementar de durante a campanha eleitoral o anunciar como possibilidade, Read more

O partido “Iniciativa Liberal” deixa PCP entre a foice e a parede
iniciativa-liberal-19-09-2020

Quando algo não está bem, para os comunistas a solução é sempre a mesma: nacionalizar. Quando é preciso melhorar alguma coisa lá vem a cassete: mais Estado! Aliás, não é Read more

Show Buttons
Hide Buttons