• Sáb. Nov 27th, 2021

O presidente do PSD considera positiva preocupação de Marcelo com utilização da “bazuca”

Rui-Rio

Rui Rio, considerou positiva a notícia de que o Presidente da República tenciona acompanhar a utilização dos fundos europeus provenientes da União Europeia (bazuca) e do Portugal 2030.

“Penso que é importante que o Presidente da República esteja preocupado porque acho que estarão praticamente todos os portugueses preocupados com isso. A forma como o vai fazer poderei concordarei ou discordar”, afirmou o líder social-democrata, em declarações aos jornalistas no Porto.

O semanário Expresso noticiou que o chefe de Estado espera do Governo “uma visão mais estrutural e estratégica e mostra querer manter uma vigilância apertada sobre todo o processo” de gestão dos fundos europeus e está a formar a sua equipa para o segundo mandato em função disso.

O social-democrata assinalou, contudo, que esta obrigação recai, sobretudo, no Governo, mas também na Assembleia da República, que tem de escrutinar a atuação do executivo.

“A preocupação [do PR] parece-me positiva e normal”, insistiu.

Questionado à margem de uma reunião com o Movimento a Pão e Água, sobre se esta iniciativa pode ser vista como um sinal político de que este mandato vai ser diferente, Rio sublinhou que é preciso ter noção do que se pode pedir a Marcelo Rebelo de Sousa.

Meetic

“Mas nós estamos num regime semipresidencial, não estamos num regime presidencialista e, portanto, todos nós queremos, penso eu, um Presidente da República mais interventivo, naquilo que são as balizas que se podem estabelecer ao Governo e as exigências, mas depois também não podemos pedir a um Presidente da República de um regime semipresidencial que se comporte como se estivesse num regime presidencial”, advertiu. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Marcelo e Procuradora-geral da República promete atuação empenhada para “prevenir fraude com fundos europeus”
fundos-europeus

O Presidente da República pediu a criação de mecanismos de prevenção da fraude e da corrupção e um consenso alargado na gestão dos fundos europeus, afirmando que seria intolerável um Read more

União Europeia valida os primeiros planos nacionais de recuperação em Lisboa e Madrid
Ursula-von-der-Leyen-

Bazuca: os primeiros planos de estímulo (fundos europeus) para os países do sul. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está em Lisboa e depois em Madrid para Read more

Portugal é o terceiro da UE com maior percentagem de trabalhadores acima dos 64 anos
portugal-trabalhadores-acima-64-anos

Portugal 3.º país da União Europeia (UE) com a maior percentagem de pessoas acima dos 64 anos de idade no mercado de trabalho, segundo um documento da Pordata para assinalar Read more

O partido Chega vai questionar o Governo sobre “despesas supérfluas” da Presidência da UE
andre-ventura-belem

Governo está a utilizar "as práticas que tão bem lhe são conhecidas" e que "levaram o país à bancarrota" num "passado muito próximo", diz André Ventura. O deputado do partido Read more

Show Buttons
Hide Buttons