• Sáb. Nov 27th, 2021

Operação Marquês: “É um sistema doente e Não podemos continuar assim”

carlos_moedas

Foi dado “como comprovado” que José Sócrates “é corrupto”, no âmbito do processo da Operação Marquês, disse Carlos Moedas.

Carlos Moedas deixou, severas críticas à decisão instrutória do processo da Operação Marquês, conhecida na passada sexta-feira.

“Um sistema que dá como comprovado que um ex-primeiro-ministro (José Sorates) é corrupto, mas não o condena enquanto tal, é um sistema doente”, defendeu o candidato social-democrata à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, numa mensagem partilhada nas redes sociais.

Mais, para o ex-comissário europeu é urgente dar início a uma reforma judicial no país. “Não podemos continuar assim. É a nossa democracia que está em causa”, alertou.

O juiz Ivo Rosa decidiu que José Sócrates, inicialmente acusado de 31 crimes, vai a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos, os mesmos pelos quais Carlos Santos Silva está pronunciado.

Dos 28 arguidos do processo, ficaram pronunciados apenas cinco, tendo sido ilibados, entre outros, os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Helder Bataglia e o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca.

Dos 189 crimes imputados pela acusação, num processo que começou a ser investigado em 2013, só 17 vão a julgamento, mas o procurador Rosário Teixeira, responsável pelo inquérito, já anunciou que ia apresentar recurso da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa nos próximos 120 dias.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Operação Marquês: José Sócrates e Carlos Santos Silva vão mesmo ser julgados
socrates-operacao-marques

Ivo Rosa recusa recursos. Pedidos de nulidade dos advogados de José Sócrates e Ministério Público foram rejeitados por Ivo Rosa. Juiz ordenou a "remessa imediata" dos autos da Operação Marquês Read more

“A visão política de José Sócrates era de não combater à corrupção”, disse João Cravinho
operação marques

João Cravinho disse considerar haver "comportamentos absolutamente inadmissíveis para qualquer cidadão decente" na Operação Marquês. Em 2006, João Cravinho criou um Plano Anticorrupção que terminou travado pelo PS, foi o Read more

Julgamento de Ricardo Salgado será presidido por juiz Francisco Henriques
Ricardo_Salgado

Operação Marquês: o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, pronunciado na instrução da Operação Marquês por três crimes de abuso de confiança, vai ser julgado por um coletivo de juízes encabeçado Read more

Petição Pública: Afastamento do Juiz Ivo Rosa de Toda a Magistratura
ivo-rosa

Processo Operação Marquês, foi um insulto ao país. O Juiz Ivo Rosa, que deveria fazer de Juiz de Instrução, fala como se fosse o Advogado de Defesa de José Sócrates. Read more

Show Buttons
Hide Buttons