• Qua. Mar 3rd, 2021

Partido Chega propõe comissão parlamentar de inquérito sobre Novo Banco

chega-andre_ventura

O deputado do Chega, André Ventura, propôs uma comissão parlamentar de inquérito ao alegado financiamento de campanhas eleitorais por parte do BES, e quer agora alargar o âmbito aos negócios do Novo Banco relativos a imóveis.

O Chega entregou na Assembleia da República uma proposta de constituição de uma comissão parlamentar de inquérito “com o objetivo de averiguar sobre o financiamento ilícito da campanha presidencial do Prof.

Cavaco Silva, em 2011, assim como de todas as outras campanhas eleitorais onde eventualmente surjam ligações ao BES/GES”.

Esta terça-feira, o presidente demissionário disse à Lusa que vai retirar esta proposta e apresentar uma nova, de forma a alargar o âmbito do inquérito à venda de imóveis por parte do Novo Banco.

O jornal Público noticiou esta terça-feira que um fundo das ilhas Caimão comprou casas do Novo Banco com o crédito desta instituição financeira, num negócio que foi um dos maiores do ramo imobiliário dos últimos anos e em que o Fundo de Resolução cobriu as perdas.

Nesta investigação, refere-se mesmo que o Novo Banco vendeu e emprestou o dinheiro a quem comprou.

Numa nota escrita enviada à agência Lusa, a Direção Nacional do Chega afirma que vai “alargar o pedido de inquérito parlamentar” e “incluir estes novos factos, para que toda a verdade seja apurada — nomeadamente os beneficiários efetivos da venda dos imóveis — e qualquer indício de especulação criminosa ou fraude seja fundamentadamente comunicada às autoridades”.

O Chega “manifesta o seu veemente repúdio” pela situação e salienta que as informações publicadas confirmam a “posição de princípio” do partido “de que não deve ser injetada nenhuma quantia adicional neste organismo sem serem conhecidos os resultados da auditoria em curso, e sempre após aprovação parlamentar”.

Facebook Comments
Novo Banco: partido PSD quer ouvir no parlamento João Leão, Centeno e Lagarde
rui-rio

O PSD entregou uma lista de 76 entidades que quer ouvir no parlamento sobre o Novo Banco, entre elas o ministro das Finanças, João Leão, o ex-ministro Mário Centeno e Read more

O Novo Banco começou ano a pedir 1.037 milhões e acabou com zero euros
novo-banco-21-12-2020

Economia Portugal: O Novo Banco começou o ano a pedir 1.037 milhões de euros do Fundo de Resolução, mas acabou a contar receber zero euros em 2021, depois de um Read more

Rui Rio: “É surrealista termos de cumprir um contrato que não conhecemos”
Rui-Rio-18-12-2020

O partido PSD vai avançar com projeto-lei para conhecer contratos públicos onde o Estado seja chamado a pagar. "O contrato de venda do Novo Banco é secreto", diz Rui Rio, Read more

Mário Centeno será ouvido na AR sobre o Novo Banco a 22 de dezembro
centeno-15-12-2020

Mário Centeno (governador do Banco de Portugal), será ouvido no dia 22 de dezembro, às 9h30, na Assembleia da República por causa do Novo Banco. O anúncio foi feito pela Read more

Show Buttons
Hide Buttons