• Ter. Jul 5th, 2022

PS vence eleições legislativas com 41,6% nos votos e com maioria absoluta

elections-legislatives-portugaises

Segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS venceu as eleições legislativas de domingo com 41,6% e 117 deputados, segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Os socialistas subiram em número de votos (379.972) e de deputados (mais nove) relativamente a 2019, e quando ainda faltam apurar os resultados dos círculos da emigração.

O PSD surge em segundo lugar, com 27,8%, 1.498.605 votos (mais 77.961) e 71 deputados (menos seis). Em coligação, nos Açores e na Madeira, o PSD e CDS-PP tem mais cinco deputados.

Outro partido que subiu foi o Chega, que passou a terceira força política. Em 2019 elegeu um deputado e obteve 1,3% , e em 2022 com uma representação de 12 parlamentares e 385.543 votos (7,15 %).

Outro partido que subiu também foi a Iniciativa Liberal (IL), que também passou de um deputado com 1,29% em 2019 para 4,98% (268.414 votos) e oito deputados.

À direita, o CDS-PP, com apenas 1,6% dos votos, perdeu pela primeira a sua representação no parlamento desde 1975.

À esquerda, o Bloco de Esquerda desceu de 19 para 14 deputados, com 4,46%, e a CDU, coligação de PCP e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), perdeu metade dos seus deputados, que eram 12 e agora são seis, tendo o PEV deixado de ter representação no parlamento.

O Livre conseguiu eleger um deputado, Rui Tavares.

Já no final da noite eleitoral, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que há dois anos elegeu quatro deputados com 3,2%, ficou reduzido a um eleito. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Cavaco Silva diz que PSD esteve cinco meses “sem líder”
Cavaco-Silva

O antigo Presidente da República social-democrata, Aníbal Cavaco Silva, considerou hoje um "absurdo total" a demora na eleição do novo presidente do PSD, considerando que o partido esteve "cinco meses Read more

OE2022. PSD (Montenegro) diz que orçamento é de “empobrecimento e austeridade”
luis-montenegro

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro acusou hoje o Governo de ter produzido uma proposta de Orçamento do Estado de "austeridade e empobrecimento", e de se viver um Read more

PSD responsabiliza o partido Socialista por “vinte anos perdidos” na economia
economia-portuguesa

O partido PSD responsabiliza o partido Socialista por "vinte anos perdidos" no crescimento da economia e no aumento da competitividade." "É incompreensível que a melhoria da nossa competitividade, enquanto país Read more

O presidente do PSD considera positiva preocupação de Marcelo com utilização da “bazuca”
Rui-Rio

Rui Rio, considerou positiva a notícia de que o Presidente da República tenciona acompanhar a utilização dos fundos europeus provenientes da União Europeia (bazuca) e do Portugal 2030. "Penso que Read more

Show Buttons
Hide Buttons