• Sex. Jan 27th, 2023

30 concelhos do interior Norte e Centro e região Algarve estão em risco máximo de incêndio

ByTeam

Ago 11, 2020
incêndios-portugal11-08-2020
Share This !

(Atualização 14-08-2020) Cerca de 30 concelhos do interior Centro do país e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para hoje uma pequena descida das temperaturas.

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo cerca de 30 municípios dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Em risco muito elevado, o IPMA colocou a maioria do interior Norte e Centro do país e cerca de 10 municípios no Algarve no distrito de Beja.

De acordo com o IPMA, estão em risco elevado de incêndio toda a região do Alentejo e mais cerca de 50 municípios nos distritos de Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.

Em risco moderado e reduzido o IPMA colocou todo o litoral Norte do país e mais de 20 concelhos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Leiria estão igualmente em risco moderado.

O risco de incêndio definido pelo IPMA é calculado a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

O IPMA prevê para hoje uma pequena descida das temperaturas máximas em todo o território e das temperaturas mínimas no interior da região Sul.

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã. A nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

O vento vai soprar moderado do quadrante oeste, mas por vezes forte na faixa costeira da região Sul a partir da tarde e nas terras altas do Centro e Sul do país até meio da manhã.

Haverá ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro do país.

As temperaturas máximas vão variar entre os 21 º (Aveiro) e os 31º (Évora e Castelo Branco) e as mínimas vão descer até aos 11º (Viseu e Guarda).
(AG.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O número de desempregados registado em Maio aumentou 9,7%
IEFP

O número de desempregados registado em Maio aumentou 9,7% em termos homólogos, com mais 61.893 inscritos nos centros de emprego, recuando 3,5% face a Abril, segundo a informação mensal do Read more

Milhares de professores em manifestação e promessa de grande greve
manif professores

Estão revoltados e tristes. Contestam medidas concretas que o Governo quer impor, como a mobilidade especial ou o aumento do horário de trabalho. E sentem que a sua profissão está Read more

População residente em Portugal perde 55 mil residentes
População portuguesa

A população residente em Portugal manteve em 2012 a tendência de queda, com menos 55 mil pessoas que no ano anterior, observando-se menos nascimentos, mais mortes e mais emigração, segundo Read more

Relatório das PPP defende que os ex-governantes devem ser responsabilizados
relatorio das ppp

Entre os ex-governantes citados constam os nomes dos ex-ministros Teixeira dos Santos, Mário Lino e António Mendonça e do próprio José Sócrates O relatório final da comissão de inquérito às Read more

A Universidade de Coimbra é considerada património mundial
Coimbra

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu, a Universidade de Coimbra, como Património Mundial da Humanidade. Numa nota citada pela Agência Lusa, o Read more

Forte adesão à greve geral no setor privado
Greve 27 06 2013

O setor privado têm aderido em força à greve geral que está a ser realizada hoje, segundo a CGTP. A central sindical revelou hoje em comunicado que os primeiros turnos Read more