A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu, a Universidade de Coimbra, como Património Mundial da Humanidade.
Numa nota citada pela Agência Lusa, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, afirma que “mais do que o reconhecimento do valor arquitetónico do complexo universitário de Coimbra, esta decisão da UNESCO sublinha o valor universal da cultura e da língua portuguesas e reconhece o papel central que Portugal teve na formação do Mundo, tal como hoje o conhecemos”.
A Universidade de Coimbra foi a única universidade portuguesa durante tantos séculos e a classificação como património mundial “reconhece a ação central que a Universidade de Coimbra tem vindo a desempenhar na história da humanidade”, realça a nota.
A candidatura portuguesa da Universidade de Coimbra assentava em quatro núcleos da cidade de Coimbra: os colégios da Rua da Sofia, onde a Universidade começou, o Pátio das Escolas, “coração” da instituição, onde se situa a reitoria, a faculdade de Direito e a Biblioteca Joanina, os edifícios da reforma pombalina e o complexo do Estado Novo, na zona alta de Coimbra.
O comunicado realça ainda que, para comemorar a inscrição da Universidade de Coimbra na lista do Património Mundial da Humanidade, o reitor convida à participação de todos na iniciativa “Coimbra em Festa”, a decorrer na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, a partir do meio da tarde de domingo.