• Ter. Nov 24th, 2020

Coronavírus: Uso de máscara na rua obrigatório a partir do 28 outubro

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir do 28 de outubro, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros.

Segundo a Lei promulgada pelo Presidente da República e publicada na terça-feira em Diário da República, a obrigatoriedade do uso de máscaras na rua, uma forma de combater a pandemia de covid-19, terá a duração de 70 dias e abrange pessoas a partir dos 10 anos para “acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

Contudo a Lei estabelece exceções, nomeadamente para elementos do mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros.

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório também para pessoas que apresentem atestado médico de incapacidade multiúsos ou declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras e ainda quando esta seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas estejam a realizar.

Online Website Builder

A fiscalização do cumprimento da Lei sobre a obrigatoriedade do uso de máscara cabe às forças de segurança e às polícias municipais, devendo estas, em primeiro lugar, sensibilizar as pessoas para a importância do uso de máscara em vias públicas.

A Lei prevê a realização de campanhas de sensibilização junto da população sobre a importância do uso de máscara em espaços e vias públicas, para incentivar a adesão espontânea das pessoas esta e outras medidas de proteção individual e coletiva contra a covid-19.

O disposto no diploma aplica-se nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com as devidas adaptações através de um decreto do respetivo governo regional.

Facebook Comments
Vacina da Pfizer contra a covid-19 é 90% eficaz e pode chegar em breve

Os recentes ensaios clínicos praticados em grande escala mostraram que a vacina contra a covid-19, que está a ser desenvolvida pela Pfizer tem 90% de eficácia, superando largamente as expectativas Read more

CoronaVírus: Jovens adultos são a grande percentagem de infetados

"A grande percentagem de infetados com covid-19 são adultos jovens", entre os 20 e os 59 anos, enquanto a taxa de internamentos é mais elevada a partir dos 60 anos, Read more

Sindicato de Enfermeiros indignado com “intransigência do PS” em resolver exigências dos enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses "voltou a manifestar a indignação pela intransigência do Partido Socialista em não resolver" a transição para a categoria de todos os enfermeiros detentores do título Read more

Sindicato recomenda médicos para se autoexcluírem de responsabilidades

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) está a dar orientações aos médicos associados para que, em protesto contra o "excesso de tarefas" decorrentes da covid-19, apresentem às chefias uma declaração Read more

Show Buttons
Hide Buttons