• Ter. Ago 16th, 2022

Corrupção: Comarca de Lisboa regista 165 casos de branqueamento de capitais em 2021

Corrupcao-comarca-Lisboa

O número de inquéritos-crime registados em 2021 pelo Ministério Público da Comarca de Lisboa por branqueamento de capitais foi de 165 e no tocante a crimes de corrupção e afins de 142 casos, indica um memorando divulgado.

Segundo o memorando sobre a atividade do MP de Lisboa, em termos de fenómenos criminais, a criminalidade económico-financeira contabilizou em 2021 um total de 1.583 inquéritos, ao mesmo tempo que foram averbados 4.735 inquéritos no domínio da cibercriminalidade.

No contexto da criminalidade contra pessoas especialmente vulneráveis – em razão da idade (65 anos ou mais) ou portadores de incapacidade física ou psíquica – registaram-se 74 casos.

A violência relacionada com a comunidade escolar registou 397 inquéritos, sendo 11 relativos a violência exercida contra professores e 28 contra alunos.

Online Website Builder

Em matéria de crimes “relativos a agentes da autoridade”, o MP da Comarca de Lisboa contabilizou 468 inquéritos, sendo 385 por crime contra agente da autoridade e 83 imputados a agente da autoridade.

No quadro dos crimes sexuais contra menores verificaram 553 casos, enquanto os crimes contra menores (que não de natureza sexual) originou 77 inquéritos.

Em matéria da criminalidade organizada ou grupal, o memorando refere que durante 2021 houve 843 inquéritos.

Relativamente a casos de negligência na prestação de cuidados de saúde foram iniciados 20 inquéritos e no âmbito da criminalidade relativa a “redes de imigração ilegal” foram iniciados 36 inquéritos.

Por seu turno, a criminalidade relativa aos “incêndios florestais” deu origem a 274 inquéritos-crime

Quanto à criminalidade associada ao “tráfico de pessoas”, o documento assinala a abertura de 27 inquéritos. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Eros Ramazzotti vai atuar em Lisboa em fevereiro de 2023
Eros-Ramazzotti

Neste concerto será dado a conhecer o novo álbum do artista, 'Battito Infinito', cujo lançamento oficial está marcado para 16 de setembro. A Altice Arena, em Lisboa, vai receber a Read more

União Europeia valida os primeiros planos nacionais de recuperação em Lisboa e Madrid
Ursula-von-der-Leyen-

Bazuca: os primeiros planos de estímulo (fundos europeus) para os países do sul. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está em Lisboa e depois em Madrid para Read more

Segundo um estudo, Lisboa foi eleita um dos 21 lugares do futuro
lisboa-lisbonne

O estudo descreve uma cidade sofisticada, pela qualidade das infraestruturas, pela segurança e pelo acesso ao capital privado, onde é fácil trabalhar e onde o bom nível de vida é Read more

PSD ataca especulação imobiliária e desafia Estado a colocar edifícios públicos no mercado
imobiliario-em-lisboa

O PSD está contra a especulação imobiliária que considerou ter atingido Lisboa nos últimos anos e desafiou o Estado a colocar no mercado as suas propriedades públicas abandonadas, acusando o Read more

Show Buttons
Hide Buttons