• Qui. Out 28th, 2021

Eurodeputados portugueses com certificados “foram impedidos” na Alemanha

certificado-digital

Grupo tinha certificado digital e testes negativos válidos, e ia para Estrasburgo, em França, via Frankfurt.

Eurodeputados portugueses que viajavam para Estrasburgo, em França, via Frankfurt, na Alemanha, foram impedidos de viajar devido à situação atual da pandemia da Covid-19 em Portugal, avança, esta sexta-feira, a RTP. Sendo que, o grupo tinha certificado digital e testes negativos válidos.

Ao canal público, José Gusmão, do Bloco de Esquerda, explicou o sucedido: “O que nos foi dito é que a Alemanha tinha proibido todo o trânsito a partir de Portugal, mesmo o trânsito de passagem, que era o nosso caso“.

Foram ainda informados de que “testes médicos ou certificados” eram “irrelevantes”, porque “a Alemanha tinha, pura e simplesmente, impedido o trânsito de todas as pessoas oriundas de Portugal.

Já José Manuel Fernandes, do PSD, considerou que “a Alemanha exagerou”, tomando uma “medida unilateral, quase como resposta também à abertura que Portugal fez das fronteiras, nomeadamente para o Reino Unido”.

O social-democrata defendeu que “tem de haver coordenação” e “ações concertadas” entre os países da União Europeia, acrescentando: “As competências são de cada Estado-Membro, é verdade, mas depois é preciso partilhá-las”.

De lembrar que o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia entrou em vigor a 1 de julho.

O Certificado Digital COVID da #UE permite-lhe viajar na União Europeia com maior segurança. Antes da sua viagem faça o download no site do SNS24 e consulte as medidas de restrição à circulação impostas pelo país de destino.

Facebook Comments
Residentes no estrangeiro: só quatro vacinas aceites como prova para emigrantes entrarem em Portugal
vacinas-covid

Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Read more

Áustria: Sebastian Kurz apela à UE para combater o “islão político”
chanceler-austríaco-Sebastian-Kurz

Sebastian Kurz, chanceler austríaco, apelou à União Europeia (UE), um dia após o atentado de Viena, para combater o “islão político”, uma “ideologia que representa um perigo” para o “modelo Read more

Bruxelas não está a fazer o suficiente: falta de solidariedade da UE, faz irritar Itália
UE-italia

Diante do desastre da saúde na Itália, figuras políticas criticam a falta de solidariedade da UE. Solitária dentro do bloco, a Itália teve que procurar ajuda da Rússia, China e Read more

CIA espiou representações da União Europeia nos EUA
Parlamento Europeu

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem. A União Europeia indicou que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma Read more

Show Buttons
Hide Buttons