• Sáb. Nov 27th, 2021

Governo dará razão ao PS sobre descida do IVA da restauração

ByTeam

Set 15, 2013 ,
iva na restauração

António José Seguro afirmou que “mais cedo ou mais tarde” o Governo dará razão ao seu partido quando defende a descida do IVA da restauração. “É uma evidência que entra pelos olhos adentro de todas as pessoas.

Mais cedo ou mais tarde o Governo há de dar-nos razão”, declarou António J. Seguro aos jornalistas, na chegada à Guarda, onde participou numa acção de apoio ao candidato socialista à Câmara local José Martins Igreja.

O dirigente nacional do PS disse esperar que o Governo lhe dê razão “mais cedo, porque isso pouparia muito desemprego e pouparia muitas falências dos restaurantes em Portugal”.

O regresso da taxa de IVA da restauração aos 13% é o cenário com impactos mais benéficos para a economia, segundo o relatório do grupo de trabalho que analisou o impacto fiscal sobre o sector.

O documento hoje divulgado pelo Governo ressalva, no entanto, a necessidade de encontrar medidas adicionais para compensar a perda de receita fiscal, se este for o cenário a adoptar no próximo ano.

O grupo de trabalho analisou quatro cenários a adoptar em 2014, relativamente à taxa do IVA aplicável ao sector: manter os 23% que o Governo aprovou em 2011, regressar à taxa a 13%, manter os 23% só para as bebidas e criar um regime forfetário para pequenas empresas.

“Aquilo que eu acho fundamental neste momento é estabilizarmos a economia para darmos prioridade à criação de emprego”. “isto é, que não vão 40 mil trabalhadores para o desemprego”, acrescentou Seguro.


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Reabertura das Esplanadas na segunda-feira mas Costa recomenda “cautelas”
Reabertura-Esplanadas

Restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada, podem reabrir na segunda-feira, com grupos limitados a quatro pessoas, mas o primeiro-ministro recomendou hoje que se mantenham "todas as cautelas". "As esplanadas poderão Read more

Existe “muitas situações graves” de empresários que não conseguem apoios
hotelaria-restauracao

Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse que recebe "muitas queixas" diariamente sobre "situações graves" de empresários que não conseguem apoios e que "já não há desculpa" Read more

Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto
manif-restauracao-portugal

Depois de greve de fome em Lisboa, "um movimento espontâneo de empresários fez nascer uma vigília por tempo indeterminado, na Avenida dos Aliados, até que o Governo olhe para o Read more

Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana
hotelaria-restauracao

Covid-19: AMRR estima que o retalho e a restauração tenham registado perdas de 76% no último fim de semana, devido às restrições no funcionamento. Sem Natal, o retalho "entra em Read more

Show Buttons
Hide Buttons