Investimento norueguês financia 12 ME em aquicultura na Figueira da Foz

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, visitou hoje uma nova empresa de aquicultura, em fase de conclusão na Figueira da Foz, investimento de 12 milhões de euros que recorreu a maioria de financiamento norueguês.

Assunção Cristas considerou “muito positivo” que a Noruega “olhe” para Portugal e possa apoiar investimento nacional “nomeadamente na aquicultura, onde é um ator muito relevante à escala mundial”, frisou.

A nova unidade, instalada na freguesia de Bom Sucesso, recorreu a cerca de 3,9 milhões de apoio comunitário do PROMAR e oito milhões de euros de financiamento de um fundo norueguês, depois de ter tido dificuldades no acesso ao crédito em Portugal, num projeto que começou a ser pensado em 2006 e que só ficará concluído no final do ano.

“É um investimento emblemático, do mais sofisticado que há no mundo, talvez o mais sofisticado que está a ser construído neste momento para a aquicultura de enguias”, disse Assunção Cristas.

A ministra admitiu que ouviu dos empresários da FindFresh – unidade que vai produzir 500 toneladas de enguias anuais – relatos da “dificuldade de ter crédito acessível e barato em Portugal nos anos críticos” da crise, mas garantiu que hoje a situação “já é diferente”.

“Hoje já temos juros a preços comportáveis, porque temos as contas públicas em ordem”, argumentou Assunção Cristas.

Questionada se não seria melhor importar banqueiros da Noruega, numa referência às dificuldades de acesso ao crédito que os empresários sentiram, Assunção Cristas respondeu que “como em tudo, há exemplos bons e menos bons”.

Por outro lado, a governante destacou o facto de a empresa ir produzir 500 toneladas anuais de enguia para consumo no mercado nacional, onde a espécie é quase toda originária do estrangeiro, nomeadamente de Espanha: “Quando dizemos que temos de exportar também temos de substituir importações, é tão importante uma coisa como a outra”, disse a ministra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Show Buttons
Hide Buttons