• Seg. Jan 24th, 2022

Marcelo Rebelo de Sousa eleito Presidente da República

Marcelo Rebelo Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, foi hoje eleito o quinto Presidente da República portuguesa após o 25 de Abril de 1974 quando estavam escrutinados 98,77% dos votos, pelas 22.10, segundo os resultados provisórios.

De acordo com os dados divulgados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna — Administração Eleitoral, Marcelo obteve 52% dos votos, e vai suceder a Aníbal Cavaco Silva.

Aluno brilhante, professor catedrático, comentador televisivo, político, Marcelo Rebelo de Sousa chega a chefe de Estado, quase 20 anos depois de ter liderado o PSD.

Em Lisboa, o antigo reitor da Universidade de Lisboa conquistou 25,83% dos votos e no Porto 21,77%.

Meetic

António Sampaio da Nóvoa obteve o seu melhor resultado no distrito de Beja, com 31,47% dos votos, e na Madeira registou o seu pior resultado (11,27%). Nos Açores, Sampaio da Nóvoa conquistou 21,54% dos votos.

Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, obteve o melhor resultado no distrito de Coimbra, com 13,91% dos votos, sendo que em Vila Real foi o distrito onde conseguiu menor percentagem (6,78%).

Em Lisboa, a também eurodeputada obteve 10,05% e no Porto teve 10,22%.

O distrito de Castelo Branco deu a Maria de Belém o seu melhor resultado, com 5,18% dos votos, enquanto na Região Autónoma da Madeira foi onde a candidata teve 2,78% dos votos, a sua menor percentagem.

Maria de Belém conseguiu no distrito de Lisboa 4,49% dos votos e no Porto 4,53%.

O candidato apoiado pelo PCP, Edgar Silva, obteve o seu melhor resultado na Região Autónoma da Madeira, com 19,70% dos votos, enquanto em Bragança conquistou 1,20%, o seu pior resultado num distrito.

Em Lisboa, Edgar Silva registou 4,02% dos votos e no Porto 2,49%.

Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato mais votado com 52,0% dos votos nas eleições presidenciais de domingo à noite, quando estão apurados os resultados provisórios de todas as 3.092 freguesias.

Segundo os dados da Secretaria Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, Sampaio da Nóvoa é o segundo candidato mais votado, com 22,89%. Ficam por apurar os resultados de 14 consulados de um total de 73. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Ramalho Eanes alerta que democracias “se destroem com muita facilidade”
Ramalho-Eanes-2

O antigo Presidente da República elogiou a homenagem feita a Pinto Balsemão, considerando importante que os jovens saibam que "as democracias se constroem com imensa dificuldade e se destroem com Read more

Presidente da República, promulgou diploma que reforça prevenção do branqueamento de capitais
marcelo-r-s

Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a transposição de uma diretiva europeia que reforça os mecanismos de prevenção do branqueamento de capitais, segundo uma nota publicada no "site da Presidência". "O Read more

Será que Presidente da República perdeu “braço de ferro” com Governo?
marcelo-10-02-2021

Marcelo Rebelo de Sousa foi instado a comentar o "chumbo" do Tribunal Constitucional (TC) aos apoios sociais. "Sabia que havia o risco de o TC poder decidir noutro sentido, simplesmente, Read more

Partido Chega elogia Presidente da República por “decisão certa e realista” de promulgar apoios
andre-ventura-belem

André Ventura do partido Chega elogiou a decisão do Presidente da República de promulgar os diplomas do parlamento que reforçam os apoios sociais, considerando "incompreensível a pressão do Governo" para Read more

Show Buttons
Hide Buttons