• Qui. Dez 3rd, 2020

PJ suspeita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

Vários dos documentos do Luanda Leaks divulgados nos últimos dias fazem parte tanto do processo em que o hacker vai ser julgado como de outros inquéritos que ainda estão em investigação.

Advogado francês de Rui Pinto é um dos fundadores da plataforma que recebeu os mais de 715 mil ficheiros dos Luanda Leaks.

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto foi o denunciante por detrás da fuga de informação do processo Luanda Leaks, avançou este sábado o jornal Público.

Mais de 715 mil ficheiros foram partilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, através de uma plataforma de proteção de denunciantes em África, a PPLAAF.

Online Website Builder

Mas muitos dos documentos que têm sido divulgados fazem parte do processo em julgamento Football Leaks (que acusa Rui Pinto de 90 crimes), assim como de outros inquéritos em investigação.

O diário conta que alguns dos documentos divulgados se encontravam guardados em dispositivos de armazenamento de dados, como discos rígidos ou pens, e que foram apreendidos na Hungria.

Muita da informação está, porém, ainda inacessível, dado que muito dos discos rígidos estavam encriptados com um software dificilmente descodificável.

Além disso, segundo a PJ, um dos fundadores da PPLAAF é William Bourdon, um dos advogados de Rui Pinto, que também já representou Edward Snowden e Julian Assange.

Ao Público, um dos co-fundadores da PPLAAF, Henri Thulliez, já tinha revelado que a plataforma recebeu os documentos do Luanda Leaks “em finais de 2018, inícios de 2019”, ou seja, quando Rui Pinto ainda estava em liberdade. O hacker foi detido em meados de janeiro de 2019.

Em entrevista à rádio RFI Afrique, Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, acusa Rui Pinto de ser “o braço armado deste complô [Luanda Leaks]”.

Rui Pinto está em prisão preventiva desde março do ano passado. Vai a julgamento por 90 crimes no âmbito do Football Leaks, entre os quais de tentativa de extorsão, acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência e sabotagem informática.

Facebook Comments
Combate à corrupção: centenas de pessoas pedem libertação de Rui Pinto

Centenas de pessoas pediram, este sábado, em frente ao Palácio da Justiça, no Porto, a libertação imediata de Rui Pinto. À manifestação, convocada através das redes sociais, juntaram-se dezenas de Read more

Rui Pinto afirma ter provas de um desvio de 600 milhões de euros do BES

Uma publicação recente na página "Portal dos Dragões" destaca em título que "Rui Pinto diz ter provas de desvio de 600 milhões do BES". Vários utilizadores da rede social Facebook Read more

Eva Joly, juíza anticorrupção ataca Portugal por ter detido Rui Pinto. “Um péssimo passo”

Eva Joly, juíza anticorrupção franco-norueguesa, fica surpresa ao ver que Rui Pinto, o denunciante do Football Leaks, está preso em Portugal. O caso de Rui Pinto continua a dar que Read more

Rui Pinto volta a falar para criticar o mau exemplo da justiça portuguesa

Rui Pinto volta a falar para criticar justiça portuguesa e apresenta o seu caso como paradigmático, acusando as instituições judiciais portuguesas de "proteger de forma habilidosa os mecanismos da grande Read more

Show Buttons
Hide Buttons