• Seg. Set 26th, 2022

Portugal e Espanha vão assinar Tratado Internacional sobre gás nos próximos meses

ByTeam

Jun 22, 2015
cimeira iberica

Os governos de Portugal e Espanha comprometeram-se hoje a trabalhar para assinar nos próximos meses um Tratado Internacional com vista a uma integração gradual dos mercados de gás de ambos os países.

A intenção faz parte da Declaração Conjunta final da 28.ª Cimeira Ibérica que decorreu hoje em Baiona (Vigo, Espanha), na qual os dois países também se “felicitam pelos progressos alcançados em relação à constituição do Mercado Ibérico do Gás”.

“Nesse sentido, ambos os países comprometem-se a levar a cabo os trabalhos necessários que possibilitem a assinatura, nos próximo meses, de um Tratado Internacional em que se contemple a integração gradual de ambos os mercados.

Segundo os dois governos, o desenvolvimento do Mercado Ibérico do Gás “aumentará a concorrência no setor e torná-lo-á uma alternativa razoável para o abastecimento de gás natural para a Europa”.

Ainda no setor da Energia, Portugal e Espanha reiteram o compromisso de “continuar a trabalhar para aumentar o nível de interconexões energéticas com os restantes países da UE”, no quadro da Declaração de Madrid (março último), e do Memorando de Entendimento para o estabelecimento de um Grupo de Alto Nível sobre interconexões no sudoeste da Europa, que será assinado em breve pelos ministros da energia.

Por outro lado, Espanha e Portugal reiteram o seu compromisso político em continuar a impulsionar os trabalhos de desenvolvimento da Convenção de Albufeira, com vista a “aprofundar a cooperação transfronteiriça em matéria de bacias hidrológicas partilhadas”.

Assim, os dois governos congratularam-se com a decisão dos Ministros do Ambiente de Espanha e Portugal de realizar, durante o mês de julho, a terceira Conferência das Partes da Convenção de Albufeira.

Será a terceira Conferência das Partes em 17 anos, tendo a primeira decorrido em 1998 e a segunda em 2008.

No plano das pescas, Portugal e Espanha “ressaltam a importância do Acordo bilateral em matéria de pescas” e reafirmam o seu empenho em “trabalhar em conjunto com os respetivos setores na criação dos consensos necessários para a realização de um novo acordo em 2016, que permita dar mais garantia e estabilidade”. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Pobreza em Portugal : Cáritas Portuguesa preocupada com “crise arrastada”
pobreza-portugal-2

A presidente da Cáritas Portuguesa mostrou-se preocupada com a "crise arrastada" que cria novos casos de pobreza, agrava situações de pobreza e dificulta a capacidade de resposta das instituições devido Read more

Covid-19 : Mortalidade vai aumentar. Máscara recomendada quando há risco de contágio
mascara2

A mortalidade por covid-19 deverá aumentar em Portugal nos próximos 30 dias, indica um relatório do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a pandemia, que recomenda o uso de máscara sempre Read more

Emigrantes: Anulação de votos pode levar a desmobilização do eleitorado
eleicoes-votos

O especialista em migrações Jorge Malheiros alertou que a anulação de milhares de votos dos emigrantes pode provocar um efeito "de pêndulo" e, depois do aumento da participação em 30 Read more

Corrupção: Comarca de Lisboa regista 165 casos de branqueamento de capitais em 2021
Corrupcao-comarca-Lisboa

O número de inquéritos-crime registados em 2021 pelo Ministério Público da Comarca de Lisboa por branqueamento de capitais foi de 165 e no tocante a crimes de corrupção e afins Read more

Show Buttons
Hide Buttons