• Sáb. Out 1st, 2022

Quem vai salvar a Terra ? Será que os esforços humanos vão dar resultado ?

Salvar-a-Terra

Muitas pessoas estão preocupadas com a destruição que os humanos estão a causar à Terra e à vida que nela existe. De acordo com alguns ambientalistas, a ação humana está, num nível sem precedentes, a pôr em risco a sobrevivência de várias espécies e a diminuir a biodiversidade do planeta.

Será que os humanos vão destruir a Terra? Ou será que alguma vez vamos conseguir viver em harmonia com a natureza?

Será que os esforços humanos vão dar resultado ?

Muitos especialistas acreditam que os humanos podem proteger a Terra e viver em harmonia com a natureza. Alguns investigadores afirmam que, para os esforços humanos darem resultado, é necessário fazer mudanças em várias áreas ao mesmo tempo. Essas mudanças incluem:

– Gerir melhor as terras de cultivo, as florestas, os pântanos e os oceanos.
– Usar práticas agrícolas e fontes de energia diferentes das atuais.
– Mudar o sistema de produção e de distribuição de alimentos: reduzir o consumo geral e o desperdício alimentar, e adotar uma dieta baseada primariamente no consumo de vegetais, com quantidades moderadas de carne e de peixe.
– Aceitar que a qualidade de vida não depende de se adquirir cada vez mais bens materiais.

O que acha? Será realista esperar que os governos, as empresas e os cidadãos passem a colaborar numa escala sem precedentes? Ou acha mais provável que vençam a ganância, o egoísmo e a negligência, características que já estão arraigadas em tantas pessoas? — 2 Timóteo 3:1-5.

Uma razão para esperança

A Bíblia garante-nos que o futuro do nosso planeta não está perdido. Esse livro sagrado explica porque é que os humanos, por si só, não conseguem salvar o planeta, mas explica também o que é que realmente precisa de mudar e como é que isso vai acontecer.

Porque é que os humanos não vão conseguir salvar o planeta sozinhos. Deus Jeová (Jeová é o nome de Deus — salmos:83:18)   criou a Terra e deu aos humanos a responsabilidade de tomarem conta dela. (Génesis 1:28; 2:15) Eles só poderiam ser bem-sucedidos se procurassem a orientação do seu Criador e obedecessem às instruções dele. (Provérbios 20:24)

No entanto, os humanos acabaram por rejeitar Deus Jeová e decidiram tomar as suas próprias decisões. (Eclesiastes 7:29) Os humanos não têm a capacidade de cuidar da Terra por conta própria. Por isso, os seus esforços nesse sentido têm, na melhor das hipóteses, um sucesso limitado. — Provérbios 21:30; Jeremias 10:23.

A mudança que tem de ser feita. Deus não vai deixar que os humanos arruínem a Terra. (Apocalipse 11:18)

Ele não vai simplesmente reformar os governos e a sociedade humana que estão a prejudicar o planeta – vai substituí-los! (Apocalipse 21:1) Por isso, Jeová declara: “Vê! Faço novas todas as coisas.” — Apocalipse 21:5.

Como é que essa mudança vai acontecer. Deus Jeová (Jeová é o nome de Deus) vai substituir os governos humanos por um governo celestial, o Reino de Deus. Esse governo, sob a liderança de Jesus Cristo, vai administrar a Terra. — Daniel 2:44; Mateus 6:10.

O Reino de Deus vai ensinar os humanos a viverem de acordo com os padrões justos de Deus. Quando os humanos reconhecerem a autoridade do seu Criador e aceitarem as suas orientações, serão, finalmente, capazes de viver em harmonia com a natureza. (Isaías 11:9)

A Bíblia mostra como o governo de Deus vai proporcionar aos seus súbditos uma excelente qualidade de vida – mas sem esgotar os recursos do planeta.

O governo de Deus vai:

– Providenciar alimento para todos. — Salmo 72:16.

– Restaurar os recursos naturais. — Isaías 35:1, 2, 6, 7.

– Garantir uma relação pacífica entre os humanos e os animais. — Isaías 11:6-8; Oseias 2:18.

– Impedir catástrofes naturais. — Marcos 4:37-41.

– O Reino de Deus vai trazer estas mudanças em breve.

Para saber mais sobre este assunto, leia o artigo “Quando é que o Reino de Deus vai governar a Terra?”.

(Fonte : Bíblia Sagrada, antigo e novo testamento)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Papa Francisco e Erdogan pedem promoção da paz e estabilidade no Médio Oriente
PapaFrancisco

O papa Francisco e o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defenderam a "necessidade de promover a paz e estabilidade" no Médio Oriente e de respeitar os direitos humanos, anunciou a Read more

Acton Institute : fidelidade a um Papa que “não sabe” do que fala
Acton-Institute-Papa

Discreto, confidencial, reservado, familiar, informal. Foi com estas palavras que vários intervenientes relativizaram, ao 7MARGENS, a importância do encontro que decorreu no hotel Penha Longa (Sintra), entre 22 e 25 Read more

Papa pede unidade aos governantes para superar crise da pandemia covid-19
papa-02-05-2020

O Papa Francisco pediu este aos governantes de países, regiões ou municípios que demonstrem unidade perante as diferenças para ajudar os seus povos a superar a atual crise causada pela Read more

Papa anuncia “ano especial” para refletir sobre a preservação do meio ambiente
Vaticano-italia

O papa Francisco anunciou a celebração de um "ano especial" para refletir sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, no quinto aniversário da publicação da sua encíclica "Laudato si" Read more

Show Buttons
Hide Buttons