• Qui. Dez 1st, 2022

Religião e a guerra na Ucrânia. O que diz a Bíblia ?

Ucrania
Share This !

Neste artigo vamos considerar algumas informações que estão relacionadas com líderes religiosos de destaque e a guerra na Ucrânia:

– “O responsável pela Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Cirilo, não disse uma única palavra contra o ataque da parte da Rússia. […] A campanha sistemática de propaganda que a Igreja dele tem feito sobre a Ucrânia, tem sido utilizada na justificação de Putin para a guerra.” — EUobserver, 7 de março de 2022.

– “O Patriarca Cirilo […] marcou uma posição, de forma mais clara do que nunca, ao justificar a invasão da Ucrânia por parte da Rússia – ele descreveu o conflito como parte de uma luta contra o pecado.” — AP News, 8 de março de 2022.

– “Na segunda-feira, o Metropolita Epifânio I de Kiev, líder da Igreja Ortodoxa Ucraniana, deu a sua bênção para que o povo [ucraniano] ‘lute contra os invasores russos’. […] [Ele] também afirmou que matar soldados russos não é um pecado.” — Jerusalem Post, 16 de março de 2022.

– “Nós [o Conselho Ucraniano das Igrejas e Organizações Religiosas] apoiamos as Forças Armadas da Ucrânia e todos os nossos defensores, damos-lhes a nossa bênção para que defendam a Ucrânia do agressor, e oramos por eles.” — Declaração do Conselho Ucraniano das Igrejas e Organizações Religiosas, * 24 de fevereiro de 2022.

Qual é a sua opinião ?
Será que religiões que dizem seguir Jesus Cristo devem incentivar os seus membros a ir para a guerra? O que é que a Bíblia diz sobre o assunto?

A história da religião na guerra

A história mostra que a religião, muitas vezes, tem permitido, justificado e até promovido a guerra, ao mesmo tempo que finge empenhar-se pela paz. Já há décadas que os Cristãos que respeitam a Biblia têm vindo a expor essa hipocrisia religiosa. Considere alguns exemplos referidos nas nossas publicações.

– “As Cruzadas: uma ‘trágica ilusão’” mostra como a Igreja Católica Romana foi responsável por vários massacres cometidos em nome de Deus e de Cristo.

– ‘A igreja católica em África’ descreve um exemplo de como a religião fracassou, ao não ser capaz de prevenir guerras tribais – e até genocídio.

– Os artigos “A culpa é da religião?”, “O papel da religião nas guerras humanas” e “A religião toma partido” explicam como o clero católico, ortodoxo e protestante apoiou ambos os lados de muitas guerras.

Será que as religiões cristãs devem apoiar a guerra ?

O que Jesus ensinou: “Ama o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39) “Continuem a amar os vossos inimigos.” — Mateus 5:44-47.

Pense nisto: É possível uma religião afirmar que obedece aos mandamentos de Jesus sobre o amor, ao mesmo tempo que incentiva os seus apoiantes a ir para a guerra e matar outras pessoas? Para saber a resposta a esta pergunta, leia os artigos “Os cristãos verdadeiros e a guerra” e “É possível amar os inimigos?”.

O que Jesus disse: “O meu Reino não faz parte deste mundo. Se o meu Reino fizesse parte deste mundo, os meus assistentes teriam lutado para que eu não fosse entregue.” (João 18:36) “Todos os que usarem a espada morrerão pela espada.” — Mateus 26:47-52.

Pense nisto: Os cristãos não deviam lutar – nem sequer para proteger Jesus. Assim sendo, porque é que haviam de lutar por qualquer outra razão? Leia o artigo “A guerra é compatível com o cristianismo?”, e veja como os cristãos do primeiro século seguiram fielmente o exemplo e os ensinos de Jesus.

O que é que vai acontecer a religiões que promovem a guerra ?

A Bíblia ensina que Deus rejeita religiões que afirmam representar Jesus, mas não seguem os ensinos dele. — Mateus 7:21-23; Tito 1:16.

O livro de Apocalipse mostra que Deus considera que essas religiões são responsáveis pelas mortes “de todos os que foram mortos na terra”. (Apocalipse 18:21, 24) Para saber o porquê desse facto, leia o artigo “O que é Babilónia, a Grande?”.

Jesus indicou que todas as religiões rejeitadas por Deus vão ser destruídas, por causa das coisas más que fizeram, assim como uma árvore que produz frutos podres “é cortada e lançada ao fogo”. (Mateus 7:15-20) . “O fim da religião falsa está próximo!

(Fonte : Bíblia Sagrada, antigo e novo testamento)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
França: Senado francês aprova diploma para combater “islamismo radical”
senat-france

Em França, o Senado aprovou esta a primeira redação de um diploma que pretende “combater o islamismo radical” e cuja finalidade é incluir na Constituição francesa a preeminência das regras Read more

Bíblia: Arqueólogos israelitas encontram fragmentos de textos bíblicos
Jesus_Cristo

Dezenas de novos manuscritos do Mar Morto foram encontrados durante as investigações da Autoridade Israelita de Antiguidades na Judeia e datam do período entre o século III A.C. e o Read more

A Guerra “deixou claro” que União Europeia tem de reformular sistema energético
Kadri-Simson

A Comissão Europeia considerou que a guerra na Ucrânia, causada pela invasão russa, "deixou absolutamente claro" que a União Europeia (UE) tem de "avançar ainda mais depressa" para reformular o Read more

Funcionários da ONU instam Guterres a ter “presença” na guerra
Guterres

Os antigos funcionários, incluindo muitos antigos subsecretários da ONU, exortaram-no a estar preparado para assumir riscos para garantir a paz. Um grupo de mais de 200 antigos altos funcionários da Read more

O que é o Reino de Deus, o Reino do céu ?
Reino-de-Deus

A resposta da Bíblia : O Reino de Deus é um governo real criado por Deus Jeová (Jeová é o nome de Deus). Aqueles que amam Deus viverão para sempre Read more

O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ?
adorar-imagens

O CONCEITO DA BÍBLIA sobre as Imagens. O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ? De acordo com a agência de notícias Catholic News Read more