A Organização Mundial da Saúde disse que os primeiros testes para uma vacina contra o novo coronavírus foram iniciados. Para um dos funcionários da OMS, esta etapa é uma “conquista incrível“.
Em uma conferência de imprensa em Genebra, em 18 de março, o Diretor-Geral da OMS anunciou o início dos primeiros ensaios de uma vacina Covid-19.
Embora a OMS tenha documentado mais de 200.000 casos em todo o mundo, com mais de 8.000 pessoas perdendo a vida, o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus realmente disse: “Como você sabe, o primeiro teste de vacina começou, Apenas 60 dias após a China compartilhar a sequência genética do vírus”.
O diretor-geral da OMS descreveu esta etapa como “uma conquista incrível”. Ele também agradeceu “pesquisadores de todo o mundo que se reuniram para avaliar sistematicamente terapias experimentais”.
Segundo a ONU, que transmitiu os elementos desta conferência de imprensa, o chefe da OMS anunciou o estabelecimento de um programa de intercâmbio de dados sobre os diferentes tratamentos do Covid-19 através do mundo para identificar os tratamentos mais eficazes.
Ele explicou a abordagem do estudo: “Muitos pequenos testes de métodos diferentes podem não nos dar evidências claras e tranquilizadoras de tratamentos que ajudam a salvar vidas”.
“A OMS e seus parceiros estão, portanto, organizando um estudo em muitos países nos quais alguns desses tratamentos não testados são comparados”.
A OMS também aconselhou os países a adotar “medidas de remoção física, como o cancelamento de eventos esportivos, shows e outras grandes reuniões”, que podem ajudar a “retardar a transmissão do coronavírus”.
Tedros Adhanom Ghebreyesus descreveu o Covid-19 como “um inimigo da humanidade”: “Este coronavírus representa uma ameaça sem precedentes. Mas também é uma oportunidade sem precedentes de nos reunirmos contra um inimigo comum, um inimigo da humanidade”.