• Seg. Set 26th, 2022

Bebidas e Alimentos que são prejudiciais para a saúde do seu cérebro

Bebidas-Alimentos

Cuidar da saúde do cérebro é essencial e segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, existem vários tipos de alimentos e bebidas que podem ser muito prejudiciais, por isso, devem ser evitados ou pouco consumidos.

É importante, por exemplo, não abusar das bebidas com muito açúcar como refrigerantes e sumos de fruta. O seu consumo, em excesso, pode resultar em vários problemas como diabetes tipo 2 ou doenças cardíacas.

Além disto, também são prejudiciais para o cérebro porque aumentam, significativamente, o risco de vários tipos de demência, incluindo Alzheimer. É também possível que provoquem problemas na memória, na capacidade de aprendizagem e no funcionamento do cérebro, em geral.

Os alimentos com carboidratos refinados também não devem fazer parte da sua alimentação. É o caso de arroz e pão branco ou massas que têm um nível glicémico alto – que é rapidamente digerido pelo corpo e pode causar picos de açúcar no sangue e insulina.

Os alimentos que têm estas características são conhecidos por prejudicarem o funcionamento do cérebro e causar problemas mais sérios.

Consumir álcool, em excesso, também pode ter consequências muito negativas para o seu cérebro. Podendo, por exemplo, reduzir o volume cerebral, provocar alterações metabólicas e interromper a comunicação entre neurotransmissores, essencial para o bom funcionamento do cérebro.

É também possível que o alcoolismo resulte em síndromes e doenças graves com sintomas como perda de memória, desequilíbrio e problemas na visão.

Peixes com muito mercúrio, como o peixe-espada, não devem aparecer, regularmente, no seu prato, porque podem ser tóxicos.

Quando as pessoas o consomem em excesso, ele espalha-se pelo corpo, concentrando-se no cérebro, fígado e rins, já em mulheres grávidas o mercúrio pode acumular-se na placenta e no feto.

Os efeitos de uma intoxicação de mercúrio incluem perturbações no sistema nervoso central e neurotransmissores, podendo também estimular neurotoxinas que causam danos no cérebro. (CL & Noticiasaominuto)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
O Alzheimer pode desenvolver-se por esta razão
Alzheimer

A University Health Network, no Canadá acredita que a doença é provocada por um distúrbio do sistema imunitário. Que o Alzheimer é a forma mais comum de demência, já todos Read more

Investigadores italianos descobriram uma vacina contra o cancro
vacina-contra-cancro

A vacina contra o cancro revelou-se eficaz, em associação com um medicamento para a imunoterapia, em 12 doentes com um subtipo de cancro do cólon na fase metastática. Um grupo Read more

Foi criada plataforma para os médicos denunciarem falta de condições de trabalho
plataforma-para-medicos

Formulário de denúncia destina-se a todos os médicos do Serviço Nacional de Saúde e do setor privado. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou, esta quarta-feira, que lançou uma plataforma Read more

Iniciativa Liberal culpa Antonio Costa por ter aceitado “sovietização” da Saúde em 2015
IL-06-06-2022

A Iniciativa Liberal (IL) responsabilizou, esta sexta-feira, o primeiro-ministro pelos constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para além disso, os responsáveis do partido consideraram que os últimos acontecimentos nos Read more

Show Buttons
Hide Buttons