• Seg. Jan 24th, 2022

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes

ByTeam

Nov 13, 2013
Café

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, sustenta um estudo apresentado pelo Instituto de Informação Científica sobre Café.

No seguimento de um teste oral de tolerância de glucose – com 12g de café descafeinado, 1g de ácido clorogénico e 500 mg de trigonelina ou placebo –, a investigação apurou que o ácido clorogénico e a trigonelina reduziram as respostas iniciais de glucose e insulina, sustentando o efeito benéfico do café.

«São duas as teorias que sustentam esta conclusão: o facto de a cafeína estimular o metabolismo e aumentar o gasto de energia (Energy Expenditure Hypothesis) e o papel decisivo dos componentes do café ao equilibrarem os níveis de glucose dentro do corpo (Carbohydrate Metabolic Hypothesis).



Assim, os consumidores de 3/4 chávenas diárias têm menor risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 quando comparados com indivíduos que bebem até duas chávenas de café por dia ou não bebem de todo», explica Teresa Ruivo, gestora do programa Café & Saúde em Portugal.

A diabetes atinge mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo (8,3% da população mundial) e em mais de 50% destas pessoas, a diabetes não foi ainda diagnosticada. Em Portugal estima-se que haja mais de 1.000 indivíduos entre os 20 e os 79 anos com diabetes, sendo que em metade dos indivíduos a doença ainda não terá sido diagnosticada, prosseguindo a sua evolução silenciosa.

Meetic

O Programa «Café e Saúde» foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café.

É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática.

Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.

lienAprender Línguas: FrancêsEspanholAlemãoInglêsItalianoInglês Americano – Holandês – RussoChinês – Grego – Norueguês – Sueco – Dinamarquês…

Falar Inglês, Francês ou Alemão em 8 Semanas!       Clique Aqui »

Coronavirus : estudo revela agravamento de sintomas de depressão e ansiedade
depressao-ansiedade

Covid: a investigação faz parte do projeto de doutoramento de Ana Sofia Aguiar, que recebeu financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Programa Fundo Social Europeu. Um Read more

Queda nas taxas de fertilidade estará relacionada com a poluição ?
poluicao-combustiveis

A queda nas taxas de fertilidade pode estar ligada à poluição de combustíveis fósseis, conclui uma revisão feita a vários estudos na Dinamarca. Cientistas dinamarqueses acreditam que a redução das Read more

Quantas vezes por semana deve tomar banho ?
tomar-banho

Estudo de Harvard : Há quem adore tomar um bom banho sempre que pode - duas ou três vezes por dia - e outros que encaram este hábito de higiene Read more

Covid-19: Vacinas para crianças dos 5 aos 11 anos chegam a partir de 20 de dezembro
Vacinas-criancas

As vacinas contra a covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos, caso a inoculação venha a ter o aval da comissão técnica de vacinação, chegam a Portugal a partir Read more

Show Buttons
Hide Buttons