• Sex. Dez 2nd, 2022

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes

ByTeam

Nov 13, 2013
Café
Share This !

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, sustenta um estudo apresentado pelo Instituto de Informação Científica sobre Café.

No seguimento de um teste oral de tolerância de glucose – com 12g de café descafeinado, 1g de ácido clorogénico e 500 mg de trigonelina ou placebo –, a investigação apurou que o ácido clorogénico e a trigonelina reduziram as respostas iniciais de glucose e insulina, sustentando o efeito benéfico do café.

«São duas as teorias que sustentam esta conclusão: o facto de a cafeína estimular o metabolismo e aumentar o gasto de energia (Energy Expenditure Hypothesis) e o papel decisivo dos componentes do café ao equilibrarem os níveis de glucose dentro do corpo (Carbohydrate Metabolic Hypothesis).



Assim, os consumidores de 3/4 chávenas diárias têm menor risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 quando comparados com indivíduos que bebem até duas chávenas de café por dia ou não bebem de todo», explica Teresa Ruivo, gestora do programa Café & Saúde em Portugal.

A diabetes atinge mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo (8,3% da população mundial) e em mais de 50% destas pessoas, a diabetes não foi ainda diagnosticada. Em Portugal estima-se que haja mais de 1.000 indivíduos entre os 20 e os 79 anos com diabetes, sendo que em metade dos indivíduos a doença ainda não terá sido diagnosticada, prosseguindo a sua evolução silenciosa.

O Programa «Café e Saúde» foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café.

É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática.

Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.

lienAprender Línguas: FrancêsEspanholAlemãoInglêsItalianoInglês Americano – Holandês – RussoChinês – Grego – Norueguês – Sueco – Dinamarquês…

Falar Inglês, Francês ou Alemão em 8 Semanas!       Clique Aqui »

Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil
obesidade-gordura

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa
weedmaps

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Esperança média de vida dos portugueses volta a aumentar
esperanca-de-vida

A esperança de vida à nascença fixou-se nos 80 anos. Já a população com 65 anos viveu ainda mais 18,97 anos, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, segundo os números Read more

Os médicos aderiram à greve greve em todo o país
greve dos médicos

Cerca de metade dos médicos terão aderido à greve em todo o país, calcula a Federação Nacional dos Médicos, apesar de haver locais do País com percentagens de adesão superiores. Read more

Dormir nu reduz risco de diabetes e perde calorias
dormir nu

Dormir nu reduz risco de diabetes e queima calorias. Investigadores da Fundação Nacional do Sono dos EUA concluíram que um em cada três adultos dorme sem roupa o que, além Read more