Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, sustenta um estudo apresentado pelo Instituto de Informação Científica sobre Café.
No seguimento de um teste oral de tolerância de glucose – com 12g de café descafeinado, 1g de ácido clorogénico e 500 mg de trigonelina ou placebo –, a investigação apurou que o ácido clorogénico e a trigonelina reduziram as respostas iniciais de glucose e insulina, sustentando o efeito benéfico do café.
«São duas as teorias que sustentam esta conclusão: o facto de a cafeína estimular o metabolismo e aumentar o gasto de energia (Energy Expenditure Hypothesis) e o papel decisivo dos componentes do café ao equilibrarem os níveis de glucose dentro do corpo (Carbohydrate Metabolic Hypothesis).
Assim, os consumidores de 3/4 chávenas diárias têm menor risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 quando comparados com indivíduos que bebem até duas chávenas de café por dia ou não bebem de todo», explica Teresa Ruivo, gestora do programa Café & Saúde em Portugal.
A diabetes atinge mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo (8,3% da população mundial) e em mais de 50% destas pessoas, a diabetes não foi ainda diagnosticada. Em Portugal estima-se que haja mais de 1.000 indivíduos entre os 20 e os 79 anos com diabetes, sendo que em metade dos indivíduos a doença ainda não terá sido diagnosticada, prosseguindo a sua evolução silenciosa.
O Programa «Café e Saúde» foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café.
É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática.
Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.
Aprender Línguas: Francês – Espanhol – Alemão – Inglês – Italiano – Inglês Americano – Holandês – Russo – Chinês – Grego – Norueguês – Sueco – Dinamarquês…
Falar Inglês, Francês ou Alemão em 8 Semanas! Clique Aqui »