Artigo publicado na revista Vascular Health Risk Management estima que 5% dos indivíduos diagnosticados com doença arterial periférica (DAP) possam estar em risco de amputação dos membros inferiores.
A DAP caracteriza-se pela “obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores”, explica o Hospital da Luz.
A principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia (termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo), que aumenta risco de amputação para 20%.
Eis quatro sinais de alerta a que deve prestar muita atenção:
– Dor nos pés ou nos dedos durante o repouso;
– Unhas dos pés longas e curvadas;
– Unhas dos pés mais espessas e opacas;
– Lentidão no crescimento das unhas dos membros inferiores.
Recorde-se que o colesterol, por si só, não é uma doença. Existem dois tipos: o HDL (o ‘bom’) e o LDL. O ‘bom’ colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o ‘mau’ colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são :
Colesterol total – < 190 mg/dl;
Colesterol LDL – <115mg/dl;
Colesterol HDL – >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher