• Sáb. Dez 4th, 2021

Confinamento fez cair emissões globais de dióxido de carbono em 17%

confinamento

As emissões globais de dióxido de carbono caíram 17 por cento com o confinamento das populações provocado pela pandemia da Covid-19, um efeito extremo mas fugaz, de acordo com os cientistas.

Num estudo publicado esta terça-feira no boletim científico Nature Climate Change, demonstra-se que no início de abril, quando as medidas de restrição de movimentos de populações estavam no auge, emitiram-se menos 17 milhões de toneladas de dióxido de carbono do que no mesmo período de 2019.

A queda das emissões aproximou-se dos níveis que se verificavam em 2006, sobretudo devido à redução de cerca de 43% nas deslocações em automóvel, percentagem semelhante à queda registada nos setores da indústria e produção de energia.
Embora seja o setor económico mais afetado pela pandemia, a aviação só produz 3% das emissões globais e apenas teve papel em 10% da redução.

Em cada país em que foram impostas restrições aos movimentos, as emissões caíram em média 26% no auge do confinamento.

Online Website Builder

“O confinamento das populações levou a mudanças drásticas no consumo de energia e emissões de dióxido de carbono. Estas reduções extremas deverão ser temporárias, contudo, porque não refletem mudanças estruturais nos sistemas económicos, de transporte ou energéticos”, afirmou a investigadora Corinne le Quéré, da universidade britânica de East Anglia.

Acrescentou que tornar estas mudanças mais duradouras depende de “iniciativas de estímulo económico que ajudem a cumprir as metas climáticas, especialmente no que toca à mobilidade, que foi responsável por metade da redução das emissões durante o confinamento”.

“Por exemplo, nas cidades e subúrbios, incentivar o andar a pé ou de bicicleta e a expansão de bicicletas elétricas é mais barato e melhor para o bem-estar e a qualidade do ar do que construir estradas, além de permitir manter o distanciamento social”, afirmou.

A equipa de investigadores analisou as medidas de confinamento dos 69 países mais poluentes, responsáveis por 97% das emissões globais de dióxido de carbono.

Este ano, prevê-se uma queda entre 4% e 7% nas emissões globais de dióxido de carbono, dependendo do tempo que durarem as medidas de confinamento e o ritmo da recuperação económica.

Esta redução é semelhante ao que teriam que cair anualmente as emissões para, ao cabo de décadas, se cumprirem as metas do Acordo de Paris para a limitação do aumento da temperatura global.

“A queda nas emissões é substancial, mas ilustra o desafio de cumprir os compromissos de Paris. Precisamos de mudanças sistémicas, com energia verde e carros elétricos, não de reduções temporárias por causa de comportamentos forçados”, considerou Rob Jackson, da Universidade de Stanford. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Comissão Europeia quer que Portugal invista no transporte e energia sustentáveis
Enegia-Sustentavel

A Comissão Europeia recomenda Portugal a investir na promoção do transporte sustentável e na eficiência energética, apostando nas fontes renováveis e nas interligações, na avaliação do Plano Nacional Energia e Read more

Estudo brasileiro indica que Coronavírus pode afetar cérebro e causar alterações
TV-alerta-2015-coronavirus

Covid-19: Um estudo realizado por mais de 70 investigadores brasileiros indica que o novo coronavírus pode afetar o cérebro e provocar a morte de neurónios, mesmo em pessoas que tenham Read more

CoronaVírus: mais de 100 personalidades em defesa de acesso universal a vacina
vacina_covid

Na campanha “Vacina para todos” são mais de cem personalidades portuguesas subscreveram ao acesso "acesso universal, justo, simultâneo e equitativo" a uma futura vacina contra a Covid-19, apoiando-se no “princípio Read more

CoronaVírus: Portugal Continental em situação de contingência
CoronaVírus-portugal-15-09-2020

O regime da situação de contingência que vigorava apenas na Área Metropolitana de Lisboa passou, a partir de hoje, a aplicar-se a todo o continente e vai prolongar-se até às Read more

Show Buttons
Hide Buttons