• Sex. Jan 22nd, 2021

Ligação à natureza torna as crianças mais felizes revela instituto tecnológico

ligacao-natureza

A ligação à natureza torna as crianças mais felizes e com comportamentos mais sustentáveis e ecológicos, indica um estudo divulgado na revista “Fronteiras em Psicologia”.

O estudo, liderado por Laura Berrera-Hernández, do Instituto Tecnológico de Sonora, México, mostrou pela primeira vez que a ligação com a natureza deixa as crianças mais felizes, pela tendência para comportamentos virados para a ecologia.

Com as alterações climáticas a levarem a um aumento da temperatura média, destruição de habitats e extinção de espécies, investigadores estão a trabalhar na promoção de comportamentos sustentáveis e no desenvolvimento de cuidados ambientais nas crianças, os futuros “guardiões” do planeta.

Os investigadores dizem que o afastamento da natureza, chamado de “transtorno de défice de natureza”, pode contribuir para a destruição do planeta, já que é improvável que a falta de ligação com o mundo natural resulte no desejo de proteger esse mundo.

Berrera-Hernández explica que a ligação com a natureza não é apenas apreciar a beleza mas é também entender a inter-relação entre o ser humano e a natureza.

O estudo juntou 296 crianças entre os nove e os 12 anos, de uma cidade do noroeste do México. Todas as crianças se definiram em relação à ligação com a natureza e a comportamentos sustentáveis, e responderam a um questionário.

Os investigadores descobriram que, nas crianças, sentir-se ligado à natureza tinha associações positivas com práticas sustentáveis, e também levou as crianças a falar de níveis mais altos de felicidade.

Investigações anteriores com adultos também sugeriram uma relação entre a ligação com a natureza e o desenvolvimento de comportamentos pró-ambientais e a felicidade derivada desses comportamentos.

Apesar das limitações do estudo, que apenas testou crianças da mesma cidade, os resultados dão informações sobre o poder da psicologia positiva de sustentabilidade em crianças.

Facebook Comments
Covid-19: AstraZeneca anuncia “fórmula vencedora da vacina com proteção de 100%”
AstraZeneca

O grupo farmacêutico AstraZeneca (britânico) anunciou, que encontrou "a fórmula vencedora" da vacina contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford, após terem sido realizadas novas investigações. A Read more

Comer queijo e beber vinho tinto reduz risco de Alzheimer
queijo-vinho

Uma notícia agradável: nos Estados Unidos, os investigadores da Universidade Iowa State, afirmam que beber vinho tinto e comer queijo pode ajudar a reduzir e retardar o declínio cognitivo típico Read more

OMS defende a “não obrigatoriedade das vacinas”, e diz que não é “caminho a seguir”
OMS-07-12-2020

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) defenderam a não obrigatoriedade das vacinas contra a covid-19, preferindo a persuasão e o diálogo com as populações. Numa conferência de imprensa 'online' Read more

Vacina da Pfizer contra a covid-19 é 90% eficaz e pode chegar em breve
Vacina-Pfizer-09-11-2020

Os recentes ensaios clínicos praticados em grande escala mostraram que a vacina contra a covid-19, que está a ser desenvolvida pela Pfizer tem 90% de eficácia, superando largamente as expectativas Read more

Show Buttons
Hide Buttons