• Sáb. Out 1st, 2022

Mulher Grávida percorre 100 quilómetros para chegar a hospital de Santarém e perde bebé

ByTeam

Jul 29, 2022 , ,
SNS

Uma mulher grávida com 41 anos, com 38 semanas de gestação, cuja gravidez era considerada de risco, perdeu o bebé na passada quarta-feira, quando se dirigia ao Hospital Distrital de Santarém (HDS), a mais de 100 kms e a cerca de uma hora da sua residência.

Foi diagnosticada com “morte fetal in uterus”

Com a maternidade do Hospital de Abrantes encerrada, mulher de 41 anos com 38 semanas de gestação teve de recorrer à unidade de saúde de Santarém.

Uma mulher grávida, com mais de 38 semanas de gestação, teve de percorrer cem quilómetros para na quarta-feira, 27 de julho, chegar ao Hospital de Santarém, devido ao encerramento da maternidade do Hospital de Abrantes, a mais próxima da sua residência em Vila de Rei, avançou o Correio da Manhã. Depois de chegar às urgências de obstetrícia, foi diagnosticada com uma “morte fetal in uterus”, termo clínico que significa que o feto já estaria morto no seu útero.

A notícia foi confirmada ao Observador pelo Hospital Distrital de Santarém: “No dia 27 de julho foi admitida na Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, que se encontrava a funcionar em pleno, uma grávida, cuja gravidez não foi acompanhada ou vigiada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HDS, que recorreu, por iniciativa própria, a esta instituição por suspeita de início de trabalho de parto”, diz.

“A equipa médica diagnosticou uma morte fetal in útero, uma situação clínica inesperada, cujos dados em concreto cabe proteger e respeitar.”

O conselho de administração do Hospital de Santarém garante que foram prestados à grávida “todos os cuidados necessários após sua admissão no serviço de urgência”, apresentando as “sentidas condolências à utente e à sua família”. Informa ainda que a mulher tem recebido apoio psicológico deste hospital.

“O Conselho de Administração reitera ainda a confiança, o empenho e a dedicação em todos os profissionais de saúde da instituição”, termina.

Por seu turno, o Centro Hospitalar do Médio Tejo decidiu abrir um inquérito, apesar da grávida não estava a ser seguida pelos serviços de Ginecologia e Obstetrícia de Abrantes.

Confirmando que a Urgência de Ginecologia e Obstetrícia da unidade de Abrantes se encontrava em contingência na quarta-feira, fonte da CHMT afirmou à Lusa que, se a grávida se tivesse dirigido a este serviço, teria sido avaliada pela equipa que assegura a resposta às utentes internadas e às situações de emergência e que é constituída por uma médica obstetra e três enfermeiras.

Segundo o CHMT, a grávida nunca foi encaminhada para a unidade de Abrantes pelos cuidados de saúde primários, existindo apenas um registo de um pedido de um exame de rotina para avaliação no final da gravidez, realizado no passado dia 18.

“Se não existisse este registo, não teríamos sequer aberto o inquérito”, disse, salientando que este decorre porque a instituição “não tem nada a esconder”.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil
obesidade-gordura

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes
Café

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa
weedmaps

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Show Buttons
Hide Buttons