• Sáb. Out 1st, 2022

Nobel da Economia : O dinheiro não traz felicidade. A satisfação sim!

daniel-kahneman

Sempre se ouve dizer que o dinheiro não traz felicidade? Daniel Kahneman confirma que acontece na maior parte dos casos, mas não nega que a longo prazo garante satisfação.

É a satisfação e não de felicidade, que as pessoas andam à procura, afirma o psicólogo no programa “Conversation with Tyler”.

A felicidade e a satisfação são duas coisas diferentes, que têm de ser alcançadas por vias distintas, considera o prémio Nobel da Economia 2002. A felicidade é momentânea, a satisfação é de longo prazo.

É por isso que considera que momentos bem passados com os amigos contribuem para a felicidade e sensação de bem-estar. Mas quem se foca na satisfação a longo prazo não tem necessariamente de dar prioridade aos momentos sociais.

Se não tem arranjado tempo para sair com os amigos, talvez seja apenas porque se tem preocupado em maximizar a satisfação consigo e com a sua vida. Confirma?

Se passar tempo com as pessoas de quem gosta lhe traz felicidade, o dinheiro nem tanto, continua o artigo do Quartz.
A não ser que seja realmente pobre e não tenha dinheiro sequer para satisfazer as necessidades básicas, mas a partir daí ter mais dinheiro não o faz mais feliz.



Por outro lado, ter dinheiro tem uma influência direta na sua satisfação com a vida.

E é isto que leva Daniel Kahneman a questionar se as pessoas querem realmente ser felizes e se estão a esforçar-se nesse sentido. Ou se, por outro lado, procuram mais uma satisfação geral com a vida que têm.

Para o psicólogo, há pessoas que podem ter tido muitos momentos felizes na vida, mas nem por isso se sentem satisfeitos.

A companhia dos outros, especialmente daqueles que gostamos, traz felicidade, diz Kahneman. Mas não é isso que as pessoas procuram nas redes sociais. Não procuram amigos, nem relações, nem felicidade.

O que procuram é mostrar uma aparência invejável, somar “likes” e “amigos”, em vez de passar real tempo com eles. E você, o que prefere: um polegar para cima virtual ou dar umas gargalhadas com um amigo?

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil
obesidade-gordura

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes
Café

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa
weedmaps

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Show Buttons
Hide Buttons