A maçã, é o delicioso alimento que reduz em 5% os níveis de colesterol LDL (o chamado ‘mau colesterol’), que transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado e que quando está em excesso é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias.
De acordo com uma investigação, publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition, revela que comer duas maçãs (ou cerca de 340g) por dia ajuda a reduzir em 5% as taxas de colesterol total e os níveis de LDL. Ou seja, reduz o risco de doença cardiovascular.
Mas, afinal, a que se deve? A maçã, recorde-se, é rica em pectina, uma fibra solúvel que os níveis de açúcar no sangue, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.
Conforme explica um artigo publicado pelo jornal Times of India, o bloqueio das artérias faz com que estas endureçam e obstruam o fluxo sanguíneo, o que por sua vez aumenta o risco aparecimento de coágulos sanguíneos que impedem o fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro, causando complicações graves.
Ora, como a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos pode levar ao seu entupimento, tal resulta em dor. Quando esta condição atinge as extremidades, é rotulada como Doença Arterial Periférica (DAP). A DAP provoca desconforto nas mãos e nos pés e pode afetar atividades como caminhar e correr. Se a DAP for grave, pode inclusive resultar na perda de membros.