• Ter. Jul 5th, 2022

Os portugueses consideram que a saúde é o principal desafio para futuro

saude

A maioria dos portugueses (66%) considera que as questões da saúde são o principal desafio global para o futuro da União Europeia (UE), seguindo-se as alterações climáticas (56%), segundo um inquérito Eurobarómetro divulgado.

De acordo com o estudo realizado no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, 66% dos portugueses consideram que os riscos relacionados com a saúde são o principal desafio para o futuro, acima dos 34% da UE.

Por outro lado, quase um em cada dois europeus (49%) considera que as alterações climáticas são o principal desafio global para o futuro da UE, sendo este o segundo maior desafio identificado pelos inquiridos em Portugal (56%).

A migração forçada e as deslocalizações preocupam 30% dos portugueses e 24% dos europeus.

Ainda segundo o inquérito, 96% dos portugueses concordam que as vozes dos cidadãos da UE devem ser mais ouvidas nas decisões relativas ao futuro da Europa (UE 90%) e 93% (UE 89%) defendem haver necessidade de reforçar a democracia europeia.

Num horizonte a dez anos, quase metade dos portugueses (46%) considera que haverá mais decisões tomadas a nível europeu do que atualmente (UE 39%), contra 32% (UE 36%) que responderam que tudo ficará na mesma.

Encomendado conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Comissão, o inquérito foi realizado entre 16 de setembro e 17 de outubro de 2021 nos 27 Estados-membros da UE.

Foi realizado presencialmente e completado com entrevistas em linha, sempre que necessário, tendo em conta a pandemia. No total, realizaram-se cerca de 26.530 entrevistas.

A Conferência sobre o Futuro da Europa iniciou-se em maio de 2021 decorrendo até à primavera de 2022, com a participação de todos os europeus.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Iniciativa Liberal culpa Antonio Costa por ter aceitado “sovietização” da Saúde em 2015
IL-06-06-2022

A Iniciativa Liberal (IL) responsabilizou, esta sexta-feira, o primeiro-ministro pelos constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para além disso, os responsáveis do partido consideraram que os últimos acontecimentos nos Read more

Saúde : Investigadores identificam local nos neurónios que causa dor neuropática
neuronios-que-causa-dor-neuropatica

Os Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto identificaram o "local exato" nos neurónios sensoriais que causa a dor neuropática, descoberta que potencia o Read more

Lifestyle: cinco alimentos que deve comer todos os dias
cinco-alimentos-comer-todos-dias

De acordo com a nutrichef, em declarações ao jornal Metrópoles, ingerir uma alimentação saudável não tem de ser uma tarefa morosa ou de todo complexa. 'Não como saudável por falta Read more

Caminhar 20 minutos por dia pode ajudar a viver mais anos
Caminhar-20-minutos-por-dia

Investigadores italianos descobriram que uma caminhada de apenas 20 minutos por dia pode reduzir para metade o risco de problemas cardíacos em pessoas acima dos 70 anos, sobretudo os homens, Read more

Show Buttons
Hide Buttons