• Sex. Jan 27th, 2023

Pandemia ameaça vacinação de dezenas de millhões contra sarampo e outras doenças

vacina-cancro
Share This !

A pandemia da covid-19 está a ameaçar as vidas de dezenas de milhões de crianças por causa da interrupção de campanhas de vacinação contra doenças como a poliomielite ou o sarampo, alertaram hoje várias organizações internacionais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, entre outras, a vacinação de rotina está perturbada em 68 países, o que poderá afetar cerca de 80 milhões de crianças com menos de um ano.

Desde março que o funcionamento de serviços de vacinação foi interrompido a uma escala inédita desde que se generalizaram os programas de vacinação em todo o mundo, na década de 1970.

As organizações olharam para os dados de 129 países e concluíram que em 53% dos casos se verificaram perturbações moderadas a severas, chegando mesmo à suspensão total da vacinação durante os meses de março e abril, coincidindo com a expansão mundial do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Meetic

Muitas razões levam a que as crianças não estejam a ser vacinadas, desde a relutância dos pais com receio de sair de casa por medo de contágio ou confinados por causa da pandemia à falta de profissionais de saúde nos serviços por causa das restrições às viagens, por estarem destacados para outros serviços ou falta de equipamentos de proteção individual.

Outro fator que perturba a vacinação é o atraso nas entregas de vacinas, cujo transporte está sujeito a perturbações por causa de medidas de restrição de movimentos e ao transporte aéreo.

Por causa disso, a agência das Nações Unidas para a infância, a Unicef, está a apelar a governos e empresas de aviação para cederem espaço a um preço razoável nos aviões para levar vacinas aos sítios onde são mais precisas.

“A perturbação dos programas de vacinação provocada pela pandemia da covid-19 ameaça desfazer décadas de progresso contra doenças evitáveis como o sarampo”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, que em fim de março recomendou a suspensão temporária da vacinação para evitar concentrações de pessoas que potenciassem o contágio com a covid-19.

As maiores perturbações ocorreram na vacinação contra a poliomielite, suspensas em 38 países e o sarampo, suspensas em 27.

Pelo menos 24 milhões de pessoas em 21 países apoiados pela organização Gavi (Vaccine Alliance) estão a perder vacinas contra a poliomielite, sarampo, febre tifoide, febre amarela, cólera, rotavírus, HPV, meningite e rubéola.

O inquérito internacional ao estado da vacinação no mundo foi feito por 800 especialistas em 107 países, com dados comunicados até à OMS a 15 de maio.

No dia 04 de junho, o governo do Reino Unido vai organizar a Cimeira Mundial da Vacinação, em que se pretende recolher pelo menos 7,4 mil milhões de dólares para a Gavi, a aplicar para vacinar 300 milhões de crianças em 68 países de baixos rendimentos para o período 2021-2025. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil
obesidade-gordura

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes
Café

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa
weedmaps

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Esperança média de vida dos portugueses volta a aumentar
esperanca-de-vida

A esperança de vida à nascença fixou-se nos 80 anos. Já a população com 65 anos viveu ainda mais 18,97 anos, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, segundo os números Read more

Os médicos aderiram à greve greve em todo o país
greve dos médicos

Cerca de metade dos médicos terão aderido à greve em todo o país, calcula a Federação Nacional dos Médicos, apesar de haver locais do País com percentagens de adesão superiores. Read more